Mercado imobiliário no País deve se recuperar apenas em 2017

Para CEO do portal imobiliário ZAP, Eduardo Schaeffer, recuperação só irá ocorrer se os ajustes econômicos necessários forem tomados a curto prazo

Escrito por Redação ,

O setor imobiliário, que vem sofrendo as consequências das incertezas econômicas, só irá  se recuperar em 2017, isso se os ajustes econômicos necessários forem tomados a curto prazo. É o que afirma o CEO do portal imobiliário ZAP, Eduardo Schaeffer. Para ele, os consumidores que desejam adquirir a casa própria devem considerar mais alternativas além do financiamento bancário.

“Em 2015, vimos uma desvalorização de preços dos imóveis provocada, sobretudo, pela delicada situação da economia brasileira. Não acredito que veremos mudanças significativas no mercado imobiliário em 2016. Devemos encerrar o ano com queda real (já descontando a inflação do período) ou até com variação nominal negativa (sem descontar a inflação) nos preços dos imóveis. Uma recuperação deve vir apenas em 2017, contanto que ações para retomada da economia sejam colocadas em prática no curto prazo”, afirma Eduardo.

A retração da atividade econômica também tem contribuído para o aumento da taxa de desemprego e para a escalada da inflação e, consequentemente, da taxa básica de juros (SELIC) nos últimos meses, o que tem diminuído a possibilidade de os consumidores assumirem novas dívidas e fecharem novos negócios. Ao mesmo tempo, os bancos têm sido mais criteriosos para liberar empréstimos.

A taxa de desemprego tem levado ao aumento do número de devoluções de imóveis comprados ainda na planta e, consequentemente, provocado um aumento dos estoques das incorporadoras nos últimos meses. É por isso que comprar apartamentos prontos, em prédios erguidos há pouco tempo, pode ser uma boa alternativa para quem não pretende adiar ainda mais o sonho da casa própria: é possível adquirir um imóvel novo por um preço mais barato.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.