Maioria irá destinar saque do FGTS para pagamento de dívidas

Beneficiados também pretendem usar o dinheiro do saque para investir

Escrito por Redação Diário do Nordeste ,

O dinheiro das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que poderá ser sacado a partir do dia 10 de março, será destinado, principalmente, ao pagamento de dívidas (38%, sobretudo as classes C, D e E, 44%) e contas do dia a dia (34%). Os dados fazem parte de pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL).

Segundo Roque Pellizzaro Junior, presidente do SPC Brasil, o acesso ao dinheiro das contas inativas do FGTS pode beneficiar principalmente os cidadãos das classes C, D e E. “A maioria das pessoas não possui um valor tão alto nas contas, mas que é bastante significativo para auxiliar nas necessidades mais urgentes.

"Esse dinheiro pode ajudar o cidadão afetado pela crise a limpar o nome e recuperar seu crédito”, afirma. “Reduzir a inadimplência traz um impacto positivo sobre a economia, o que resulta em menores taxas de juros cobradas ao consumidor”, avalia Pellizzaro. Outra finalidade apontada pelos entrevistados para o dinheiro do saque é "guardar ou investir" (20%, especialmente entre as classes A e B, 31%).

“A liberação dos saques injetará um significativo volume de recursos na economia ao longo dos próximos meses, o que pode adiantar a retomada do consumo agregado no varejo”, acrescenta o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Honório Pinheiro.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.