Itaú Unibanco lidera ranking de reclamações do BC

No mês, o Banco Central diz ter registrado 612 queixas consideradas procedentes contra o Itaú Unibanco

Escrito por Reuters ,

O Itaú Unibanco liderou em dezembro o ranking de reclamações de clientes contra grandes instituições bancárias do país, informou nesta sexta-feira (15) o Banco Central.

No mês, o BC diz ter registrado 612 queixas consideradas procedentes contra o Itaú Unibanco, que ficou com índice 10,22. O índice é obtido a partir da divisão do número de reclamações em relação ao número de clientes, multiplicado por 1 milhão. Esta medição considera apenas instituições financeiras com mais de 2 milhões de clientes.

Segundo a autoridade monetária, no topo das ocorrências registradas contra o banco apareceram a inadequada oferta ou prestação de informações (104 casos), restrição à portabilidade de crédito consignado (58) e débito em conta não autorizado pelo cliente (53).

Ainda segundo o BC, o Bradesco ficou em segundo no ranking, com índice 8,39, seguido pela Caixa Econômica Federal, com 7,89. O HSBC Brasil, que está sendo comprado pelo Bradesco, apareceu em quarto com 6,08, seguido por Santander Brasil (5,76), Banco do Brasil (5,05), Banrisul (3,06) e Votorantim (2,8).

Em nota, o Itaú Unibanco afirmou ter incorporado o atendimento de novos negócios em 2015 e que isso gerou um aumento natural no número de reclamações. "Continuaremos trabalhando para aprimorar nossos serviços e para aumentar a satisfação de nossos clientes", diz trecho do comunicado.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.