Inadimplência atinge 61,6 milhões de brasileiros

É a segunda maior quantidade de inadimplentes desde o início da série, em 2016

Escrito por Redação Diario do Nordeste ,

O número de consumidores inadimplentes no país chegou a 61,6 milhões em julho, segundo dados da Serasa Experian. É a segunda maior quantidade de inadimplentes desde o início da série, em 2016,  atrás apenas do mês anterior, quando foram registrados 61,8 milhões de inadimplentes.

Na comparação com julho de 2017 (60,4 milhões), o índice teve aumento de 1,99%, já na comparação com junho deste ano, houve queda de 0,32%. O montante alcançado pelas dívidas em julho deste ano foi de R$ 272,5 bilhões, com média de quatro dívidas por CPF, totalizando R$ 4.426 por pessoa.

Segundo os economistas da Serasa Experian, o enfraquecimento do ritmo de crescimento econômico contribui para manter em patamares elevados as taxas de desemprego no país e, consequentemente, os níveis recordes de inadimplência do consumidor.

Faixa etária

Ainda que não seja a faixa mais elevada, a inadimplência dos idosos foi a que mais cresceu nos últimos dois anos.  Em julho deste ano, 35,1% dos brasileiros com mais de 61 anos de idade estavam com contas atrasadas. Se comparado ao mesmo período de 2016, a inadimplência desse público registrou crescimento de 2,6 pontos percentuais.
 
A faixa etária mais inadimplente continua sendo a dos adultos entre 36 e 40 anos, com 47,2% dos brasileiros inadimplentes. No entanto, observa-se que, nos dois últimos anos, a fatia de adultos inadimplentes cresceu muito menos do que a dos idosos. Já a que mais caiu foi a dos jovens, registrando queda de 2 pontos percentuais nos últimos dois anos.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.