IGP-M na 1ª prévia de janeiro tem alta de 0,03%, afirma FGV

Com o dado agora divulgado, o índice apresenta avanço de 6,77% em 12 meses

Escrito por Estadão Conteúdo ,

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), o qual é usado para reajuste de contratos de aluguel, subiu 0,03% na primeira prévia de janeiro, após ter recuado 1,16% na primeira prévia de dezembro do ano passado. Com isso, o IGP acumulou avanço de 6,77% em 12 meses. O período de coleta de preços para cálculo do índice foi de 21 a 31 de dezembro. No dado fechado de dezembro, o IGP-M recuou 1,08%.

A informação foi divulgada na manhã desta quinta-feira (10) pela Fundação Getulio Vargas (FGV), que informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem a primeira prévia do IGP-M de janeiro.

O IPA-M, que representa os preços no atacado, caiu 0,13%, depois de ceder 1 70% em igual leitura de dezembro. O IPC-M, que corresponde à inflação no varejo, apresentou alta de 0,38% nesta análise, depois de uma redução de 0,16% na primeira prévia de dezembro. Já o INCC-M, que mensura o custo da construção, teve aumento de 0,27% na primeira medição deste mês, depois de elevação de 0,06% na primeira prévia de dezembro.

IPAs

Os preços dos produtos agropecuários mensurados pelo IPA Agrícola recuaram 0,20% no atacado na primeira prévia do IGP-M de janeiro. Na mesma prévia de dezembro, houve redução de 1,25%.

Os produtos industriais no atacado medidos pelo IPA Industrial tiveram queda de 0,11% na primeira prévia de janeiro, ante recuo de 1,85% na mesma prévia do mês anterior, segundo a FGV. 

Dentro do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), que permite visualizar a transmissão de preços ao longo da cadeia produtiva, os bens finais subiram 0,65% na primeira prévia de janeiro, depois da queda de 0,34% na mesma prévia de dezembro. 

Os preços dos bens intermediários tiveram redução de 0,83% na prévia de janeiro, ante queda de 2,32% na primeira prévia de dezembro. Os preços das matérias-primas brutas caíram 0,20% na primeira leitura de janeiro, após uma diminuição de 2,53% na mesma prévia de dezembro.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados