Governo promove faxina no setor para definir real demanda por energia

Objetivo é avaliar o equilíbrio entre o que existe de oferta de eletricidade no mercado e a real necessidade dos consumidores.

Escrito por Estadão Conteúdo ,

O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Luiz Eduardo Barroso, afirmou que o governo está promovendo uma "faxina" no setor para que seja possível avaliar o equilíbrio entre o que existe de oferta de eletricidade no mercado e a real necessidade dos consumidores. Dependendo dessa análise, novos leilões de oferta de energia serão realizados.

"A gente precisa fazer uma faxina para saber efetivamente o que pode ser contado no lado físico. Outra discussão é no lado contratual das distribuidoras. Sendo feita essa faxina e identificando a necessidade de compra de nova oferta, essa compra será feita", afirmou Barroso, que participa de seminário sobre eficiência energética, no Rio.

Ele garantiu, no entanto, que haverá energia suficiente para atender um possível crescimento do consumo com a retomada da economia. Segundo Barroso, no Brasil, como nos demais países, não existe sistema sem risco. "O sistema que busca risco zero tem custos elevados. O que cabe é garantir que o binômio risco e custo seja mantido em um patamar razoável", disse.

O presidente da EPE destacou ainda que o governo avalia a realização de leilões de compra de direito de redução de consumo embora não haja nada planejado até o momento.

"Seria um leilão de compra de eficiência energética. É uma prática implementada em vários países. Basicamente, você deixa o consumidor oferecer uma redução de consumo e paga a ele por aquela redução. Ele recebe aquilo como se fosse um gerador. Essa redução, se vencedora no leilão, precisaria posteriormente de um mecanismo de aferição de que o que foi prometido é efetivamente entregue. Essa é uma discussão, uma aposta", afirmou.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.