Governo busca atrair centro de distribuição da Amazon para o Estado

Empresa anunciou no ano passado primeiro centro de distribuição do Nordeste em Pernambuco. A secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, acredita que as duas unidades poderiam funcionar para servir diferentes estados da região

Escrito por Redação ,
Legenda: Representantes do Estado se reuniram com a Amazon na semana passada, em São Paulo
Foto: Foto: Shutterstock

Ainda em conversas iniciais com a Amazon, o Governo do Ceará quer um centro de distribuição (CD) da empresa no Estado. De acordo com a secretária da Fazenda do Ceará, Fernanda Mara Pacobahyba, houve um encontro entre as duas partes para uma apresentação das condições tribuitárias que o Ceará oferece. A partir daí, é esperado um posicionamento da Amazon acerca da possibilidade.

A informação foi transmitida durante um encontro na tarde desta segunda-feira (3) com representantes do comércio varejista no Estado na sede da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL).

"Como o Ceará tem essa parceria com a Amazon por conta do centro de cabos, nós fomos apresentar o nosso modelo tributário para a Amazon para que eles avaliassem se era adequado para eles e também trazendo a possibilidade dessa parceria com uma legislação semelhante à de Pernambuco, porque queremos a Amazon no Ceará, certeza", enfatizou a titular da Pasta.

Em dezembro último, a Amazon anunciou a abertura de um centro de distribuição em Pernambuco. Será a segunda unidade própria da varejista no Brasil (a primeira foi inaugurada em São Paulo, no município de Cajamar). As operações em Pernambuco devem ser iniciadas ainda no primeiro semestre deste ano.

Apesar do anúncio para o município vizinho, Fernanda Pacobahyba acredita que as unidades poderiam funcionar concomitantemente.

"Você pode ter uma unidade em Pernambuco com foco mais na Bahia, em Sergipe e em Alagoas", disse, acrescentando que a atuação de um possível centro de distribuição no Ceará poderia se voltar mais para estados do Norte, por exemplo. "Depende da configuração da empresa. Isso não está fechado", disse.

O titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Junior, reforçou que há o interesse em trazer um centro de distribuição da empresa para o Estado, mas frisou que até agora só houve uma reunião com a Amazon e que ainda não há nada concreto.

"Nós colocamos as condições que o Ceará oferece e eles ficaram de analisar". A conversa com a Amazon ocorreu na semana passada, em São Paulo.

Ele pontuou que a aproximação com o consumidor está se dando de forma mais expressiva na área de serviços do que na indústria.

"Grandes empresas do varejo estão aproximando esses centros de distribuição para reduzir o tempo de entrega", disse, acrescentando que a chegada do empreendimento ao Ceará geraria muitos empregos.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados