Governo apresenta proposta que autoriza corte de jornada e salário de servidores

Texto traz medidas permanentes e temporárias para ajuste das contas na União, estados e municípios

Escrito por Folhapress ,
Legenda: Ao lado de Paulo Guedes, Jair Bolsonaro entregou pacote com três propostas de emenda à Constituição (PEC) que tratam de reformas econômicas
Foto: Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O pacote de medidas apresentado pelo governo Jair Bolsonaro nesta terça-feira (5) inclui uma proposta que autoriza a redução de jornada e salário de servidores públicos em situações de aperto fiscal.

A chamada PEC (Proposta de Emenda à Constituição) Emergencial também prevê uma redução dos benefícios tributários concedidos pelo governo.

O texto traz medidas permanentes e temporárias para ajuste das contas na União, estados e municípios.

Para o cumprimento dos limites de gastos com pessoal estabelecidos em lei, as três esferas de governo ficarão autorizadas a promover uma redução temporária da jornada de trabalho dos servidores em até 25%, com redução salarial equivalente. A medida de ajuste poderá ser aplicada por um período de até dois anos.

Se as despesas correntes de estados e municípios superarem 95% das receitas, ficarão barrados reajustes de salários, criação de cargos, novas contratações e aumento de auxílios. Também fica suspensa a criação de despesas obrigatórias e benefícios tributários.

Na proposta, o limite máximo de benefícios tributários concedidos pelo governo deverá ser de 2% do PIB (Produto Interno Bruto). Fica estabelecido que será feita uma reavaliação desses incentivos a cada quatro anos.

O excesso de arrecadação e do superávit financeiro serão destinados à amortização da dívida pública.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados