Gol reduz oferta de assentos no mercado doméstico e eleva tarifas em agosto

A oferta de assentos nos voos domésticos foi reduzida em 0,6 por cento no mês passado ante agosto de 2014

Escrito por Reuters ,
A companhia aérea Gol disse que praticou tarifas médias superiores ao patamar do segundo trimestre de 2015 em agosto, mês em que reduziu a oferta no mercado doméstico e registrou recuo da demanda.
 
A oferta de assentos nos voos domésticos foi reduzida em 0,6 por cento no mês passado ante agosto de 2014, "em linha com sua projeção para queda entre 2 e 4 por cento no segundo semestre, equivalente a uma queda de até 1 por cento em 2015", disse a Gol em comunicado nesta terça-feira.
 
Apesar de ter diminuído a oferta, a demanda caiu em ritmo superior, de 2,8 por cento, o que reduziu a ocupação dos voos domésticos da empresa em 1,7 ponto percentual ante agosto de 2014, para 76,1 por cento. O volume de passageiros transportados nos voos domésticos recuou 7,8 por cento.
 
As tarifas mais elevadas em agosto do que no segundo trimestre ocorrem após a Gol ter afirmado que medidas para reduzir sua oferta no mercado doméstico e ajustar sua política de precificação permitiriam falar em uma tendência de recuperação a partir de agosto no indicador que mede os preços de passagens (yield), que sofreu uma queda de 17 por cento no segundo trimestre.
 
O reflexo do recuo das tarifas nas contas da companhia vinha sendo uma das fontes de preocupações de analistas, assim como a desvalorização do real ante o dólar e o ambiente macroeconômico.
 
O gerente de planejamento de malha da companhia, Rafael Araújo, afirmou mais cedo neste mês que a redução da oferta neste ano seria pulverizada entre diversas regiões para não afetar a presença da companhia no mercado, reduzindo frequências sem cortar destinos, com foco em rotas corporativas.
 
No mercado internacional, a oferta da Gol em agosto foi ampliada em 2,2 por cento, enquanto a demanda cresceu 3,5 por cento, elevando a ocupação dos voos em 1 ponto percentual, para 72,9 por cento.
 
Assim, no sistema total, a companhia encerrou agosto com queda de 0,3 por cento da oferta e baixa de 2 por cento da demanda. A taxa de ocupação ficou em 75,7 por cento, baixa anual de 1,3 ponto percentual. O volume total de passageiros transportados caiu 7,5 por cento, somando 3,1 milhões de pessoas no mês.
 
No acumulado do ano foram transportados 26,3 milhões de passageiros, 1,7 por cento acima do mesmo período de 2014.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.