Fortaleza é a quarta capital que menos reduziu investimentos

Redução compromete gastos da Prefeitura com a manutenção de obras e construção de equipamentos públicos

Escrito por Redação ,

Investimentos realizados pela Prefeitura no primeiro semestre deste ano reduziram 26% em relação ao mesmo período do ano passado, aponta relatório do jornal Folha de S. Paulo divulgado hoje. Enquanto R$ 118,4 milhões foram investidos neste ano, R$ 159,9 milhões (valor corrigido pelo IPCA) foram aplicados no mesmo período de 2014.

Entre as dez maiores capitais, Fortaleza fica atrás somente de São Paulo (-5,9%),  Manaus (12,2%) e Belém (-14,8%) entre as que apresentaram menor redução. Curitiba (-84,3%), Belo Horizonte (-47,6%), Salvador (-43,6%), Porto Alegre (-30,6%) e Recife (-26%) foram as que tiveram maior queda. 

O Rio de Janeiro foi a única entre as dez capitais que aumentou os investimentos em 2015 em relação a 2014, tendo dobrado os valores.

O cenário de desaquecimento econômico é um dos principais motivos para as quedas de investimento, bem como a redução da arrecadação de impostos municipais. Com isso, são comprometidos os gastos com a construção de equipamentos públicos como escolas e postos de saúde.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.