Egídio Serpa: Faec pede criação de uma patrulha rural

"É uma questão diferente que precisa de ser tratada de forma especial, dada a sua complexidade", explica o presidente da Federação da Agricultura do Ceará (Faec), Flávio Sabóya

Escrito por Egídio Serpa , egidio.serpa@diariodonordeste.com.br

Para além das zonas urbanas da Grande Fortaleza, há mais de duas semanas sob ataques diários de facções criminosas, há insegurança também na zona rural, segundo denuncia o presidente da Federação da Agricultura do Ceará (Faec), Flávio Sabóya. "É uma questão diferente que precisa de ser tratada de forma especial, dada a sua complexidade", explica ele, adiantando que, nos últimos anos, tem ocorrido muitos assaltos em propriedades rurais, roubo de animais e de veículos e implementos agrícolas "e até casos de morte". De acordo com Sabóya, "gangues bem estruturadas" invadem as fazendas, roubam seus animais e os vendem em seguida nas feiras da mesma cidade ou de cidade vizinha, deixando o produtor mais amedrontado ainda com a audácia dos bandidos. O clima é de medo: os produtores temem ser perseguidos ou mortos caso procurem a Polícia, pois os bandidos os conhecem. O presidente da Faec sugere que a Polícia cearense crie uma Patrulha Rural para atuar nas principais áreas de produção agrícola do Estado.

É o novo!

Engenheiro e economista, com passagem pela multinacional Michelin, Paulo Ganine, eleito deputado federal pelo Partido Novo no Rio de Janeiro, virá a Fortaleza sexta-feira, 18. Falará, às 19 horas, no Hotel Praia Centro para simpatizantes da legenda, abordando as metas de atuação da bancada e as perspectivas para os próximos anos. Será o terceiro evento gratuito do Novo pós eleição de 2018. O Novo terá candidato a prefeito de Fortaleza no próximo ano.

Lá e aqui

Na agricultura do Japão, são usados 11,5 quilos de agroquímicos por hectare; na Holanda, 4,59 kg/ha; na França, 2,4 kg/ha; na Alemanha, 1,9 kg/ha; no Brasil, 1,16 kg/ha. São os agroquímicos que matam as pragas e doenças que atacam as culturas agrícolas - na Europa, na Ásia, nos EUA e no Brasil. 

Camarão

No município de Ipanguaçu, no Oeste do Rio Grande do Norte, a cearense Itaueira Agropecuária está iniciando o povoamento do primeiro grande viveiro do seu projeto de criação de camarão em cativeiro, nova atividade da empresa. Até o fim deste ano, estreará no mercado o camarão "Rei".

Indicador de Atividade do Varejo, lançado neste mês pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), revela: em 2018, houve crescimento de 2,8% nas consultas para vendas a prazo. Foi a maior alta desde 2014. O resultado confirma a tendência de alta do comércio varejista.

Ex-presidente do BC, Armínio Fraga é pessimista. Diz que a situação fiscal do País é precária e, para piorar, os estados estão quebrados. E o Congresso, pulverizado, terá de aprovar profunda Reforma da Previdência, o que exigirá do presidente Jair Bolsonaro muito engenho e arte. E tudo isso sem o toma lá dá cá da política brasileira.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados