Economia do Japão tem queda anualizada de 1,9% no 3º tri

Com a terceira maior economia do mundo, o País revisou para baixo o PIB, que teve queda de 0,5% em comparação ao período anterior

Escrito por Folhapress ,

O Japão revisou para baixo o Produto Interno Bruto (PIB) do 3º trimestre deste ano, que teve queda de 0,5% em relação ao período anterior, segundo informou o governo. Na avaliação passada, o governo havia estimado queda de 0,4%.

Terceira maior economia do mundo, o país já havia registrado queda de 1,7% no crescimento no 2º trimestre de ano e sofre o impacto do aumento de impostos sobre o consumo. Em abril, o governo elevou o imposto de 5% para 8%.

Em relação a igual trimestre do ano passado, o recuo é de 1,9%, de acordo com os dados revisados.

O anúncio da retração ocorre a menos de uma semana das eleições convocadas em caráter de urgência pelo primeiro-ministro Shinzo Abe.

No mês passado, o premiê adiou para 2017 novo aumento do imposto sobre consumo -Imposto sobre Valor Agregado (IVA) -, previsto para ocorrer em 2015.

O tributo foi reduzido em 2012, como uma das medidas para tentar incentivar o crescimento econômico e acabar com a deflação, mas não teve resultado.

Abe também dissolveu o parlamento e convocou eleições antecipadas, na tentativa de ganhar apoio público para novos reajustes nos impostos e políticas que ajudem a tirar o país da recessão. Ele prometeu demitir-se se o seu partido, o Partido Liberal Democrata, não conseguir manter sua maioria parlamentar.

Segundo analistas, Abe tem procurado acabar com anos de deflação com uma combinação de gastos públicos pesados e flexibilização da política monetária agressiva destinada a empurrar a economia em direção a uma meta de inflação de 2% ao ano. Até agora, a inflação está a menos de metade desse nível.

A ideia, segundo o governo, é que a expectativa de preços mais altos levará os consumidores e as empresas a gastarem mais agora, ajudando a sustentar o crescimento do país. O governo de Abe também prometeu reformas importantes para ajudar a melhorar a competitividade do Japão.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.