Dilma Rousseff anuncia construção de 19 mil cisternas

Investimento será de R$ 244 milhões, confirma presidente

Escrito por Redação Web ,

Em cerimônia realizada nesta quarta-feira (19) em Sobral, a presidente Dilma Rousseff anunciou o investimento de R$ 244 milhões na construção de 19 mil cisternas para consumo humano e aproximadamente 8 mil cisternas de produção, parte integrante do conjunto de obras de infraestrutura hídrica no Ceará.

Juntamente com o prefeito de Sobral, Veveu Arruda e o governador do Estado, Cid Gomes, a presidente aproveitou a celebração do feriado de São José, padroeiro do Ceará e dos agricultores, para assinar também a ordem de serviço de 110 cisternas simplificadas em 37 municípios cearenses através do programa de abastecimento Água para Todos.

Dilma Rousseff ressaltou a importância do conjunto de ações anunciadas pelo Governo Federal no combate à seca no Ceará: "Nós estamos aqui hoje em uma ação que considero muito importante que é garantir através das cisternas que nós tenhamos uma ação em relação a convivência com a seca. Nós, seres humanos, temos o poder de nos preparar para que a gente continue vivendo enquanto ela surge e nos ataca", afirmou.

A presidente e o governador do Estado destacaram a importância simbólica da data para anunciar um conjunto de ações de convivência com a seca, uma vez que, segundo o imaginário popular, chuva no dia do padroeiro do Estado é prenúncio de um inverno com bastante chuva. Segundo Cid Gomes, essa data simboliza a data limite de esperança para os cearenses e foi aproveitada para entregar o maior conjunto de benefícios de toda a história do Estado.

Projeto São José III

Durante a cerimônia, foram entregues para licitação 363 projetos para abastecimento de água, que beneficiarão mais de 25 mil famílias em 149 municípios. Também foi anunciado o início das obras de 30 projetos de abastecimento do Projeto São José III.

Agricultura familiar

O Governo Federal também fez a entrega simbólica de cerca de 30 mil títulos de propriedade rural para agricultores cearenses. Para o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, a titulação trará mais segurança para os proprietários e aumentará a capacidade de participação dos agricultores nos programas de apoio no Ceará.

Mais Médicos

Dilma Rousseff também anunciou a vinda de mais 157 profissionais do programa Mais Médicos até o final do mês. Segundo a presidente, dos 743 médicos pedidos para o Estado, 571 já estão atuando no Ceará. "Nós já temos 571 médicos em atividade beneficiando 1 milhão e 900 mil pessoas. Isso é muito importante porque cumpre aquilo que nós prometemos", afirmou.

Abastecimento de água na Capital

Em cerimônia realizada durante a manhã desta quarta-feira (19) em Fortaleza, a presidente Dilma Rousseff inaugurou o trecho V do Eixão das Águas, obra que deverá aumentar em 50% a oferta de água tratada na Capital e eliminará problemas de risco de desabastecimento na cidade pelos próximos 30 anos. A presidente também realizou a entrega de 172 máquinas dos 'kits seca' para 141 prefeitos do Estado. O equipamento deverá beneficiar 195 mil agricultores familiares.

Otimismo

A presidente deixou uma mensagem de otimismo ao se despedir do público que lotou o Parque das Exposições nesta tarde em Sobral: "Nesse dia de São José ficou claro que ele está deixando um sinal para nós, choveu ontem e hoje e espero que chova daqui pra frente. Aqui quando chove, vocês falam 'que tempo bonito'. Me despeço desejando um tempo bonito para todos nós".

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.