Demanda por renegociação de dívidas no Procon segue intensa; veja dicas de como negociar dívidas

Órgão de defesa do consumidor destaca que os consumidores podem continuar procurando o Procon para quitar débitos mesmo após fim do feirão

Escrito por Redação ,

procon

O fim do mutirão de renegociação de dívidas não impediu que o Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) continuasse registrando intensa procura por parte de quem tem interesse em sair do vermelho. Na última edição do feirão, foram 2.348 atendimentos bem sucedidos.

A diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, frisa que os consumidores podem e devem continuar buscando o órgão para negociar débitos. "O diferencial do mutirão é porque nele era feita uma negociação em tempo real, mas o consumidor pode procurar o Procon Fortaleza e nós vamos notificar a empresa para solicitar uma audiência de conciliação".

Ela reforça que, com a renegociação, empresa e consumidor saem ganhando, já que o consumidor pode ter seu nome limpo novamente e a empresa pode reaver seu crédito. "O mutirão superou e muito as nossas expectativas tendo em vista a quantidade de consumidores que nos procuraram com o objetivo de renegociar dívidas. Em alguns casos, o desconto chegou a 98%", comemora.

A maioria dos atendimentos no Procon Fortaleza durante o feirão tinham como alvo a renegociação de débitos com bancos, operadoras de cartão de crédito e empresas que emprestam dinheiro, correspondendo a 83% do total. A intermediação do órgão em casos de dívidas com concessionária de energia ocorreu em 9% dos casos (211 atendimentos).

Como negociar dívidas?
De acordo com a Serasa, para começar a melhor ideia é fazer listas. Elas são fundamentais para você reorganizar o seu orçamento. Veja abaixo algumas listas que você pode fazer para começar a negociar dívidas e a se reequilibrar financeiramente:

– Liste tudo o que você deve em cartões de crédito, cheque especial, carnês, boletos, empréstimos e financiamentos.

– Faça uma tabela com o seu orçamento mensal, ou seja, tudo o que entra e sai da sua conta bancária todo mês. 

– Elabore uma lista de cortes que podem ser feitos no seu orçamento com a ajuda da família toda.

– Liste ideias para gerar renda extra. O que pode ser feito para complementar o seu orçamento? Vale tudo: fazer doces e comidas para vender, dar aulas particulares, revender um produto, etc.

– Liste tudo o que pode ser vendido: itens que não são tão utilizados como aquela bicicleta encostada no quintal ou o violão que não é tocado há um bom tempo.

 

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados