Decon celebra Semana do Consumidor com renegociação de dívidas e orientação jurídica

Participam da iniciativa empresas como Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Santander, Oi, Vivo, Cagece e Enel

Escrito por Redação ,
Legenda: Praça do Ferreira receberá mutirão de renegociação no dia 15 de março
Foto: Foto: Fabiane de Paula

Para celebrar o Dia do Consumidor (15 de março), o Ministério Público do Estado do Ceará, por meio do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), inicia nesta segunda-feira (11) uma série de ações como palestras, audiências, atendimentos e mutirão de renegociação de dívidas. A iniciativa segue até a próxima sexta (15).

De acordo com o Decon, o mutirão de renegociação de dívidas e demais demandas iniciou com a assinatura de Termo de Responsabilidade e Compromisso, envolvendo os segmentos de serviços essenciais, prestados por empresas como Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica, Santander, Oi, Vivo, Cagece e Enel, que participarão do evento.

A mobilização será entre os dias 11 e 14 de março na sede do Decon, em Fortaleza. As demandas de negociação e renegociação de dívidas serão tratadas e resolvidas de forma imediata, de acordo com o órgão.

A prestação de serviços chega à Praça do Ferreira no dia 15 de março, com orientação jurídica, registro de reclamações e renegociação de dívidas.

> Cenário é propício para renegociação de dívidas; confira dicas

Proteção alimentar

Esta edição da Semana do Consumidor conta com programação elaborada a partir da temática "Proteção alimentar - todos de olho no seu bem-estar". Os eventos serão realizados em Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Sobral e Maracanaú. De acordo com o Decon, o objetivo é divulgar os direitos dos cidadãos nas relações de consumo.

"Estaremos em municípios do interior que ainda não visitamos e onde não há um programa atuante, bem como em locais que já têm Procon ou uma unidade descentralizada do Decon, com o objetivo de fortalecer esse atendimento. Já a escolha do tema foi a partir da nossa preocupação com a saúde do consumidor e da segurança alimentar, um dos focos do nosso trabalho em 2019, com o projeto Programa de Proteção e Defesa dos Consumidores de Produtos de Origem Animal (Propoa), que visita vários municípios do estado e ensina consumidores e produtores a tratarem os produtos de origem animal", explica a secretária-executiva do Decon, promotora de Justiça Ann Celly Sampaio.

"Nosso objetivo geral é mostrar para a comunidade que existe uma defesa do consumidor eficiente, prática, rápida e responsável", conclui Ann Celly Sampaio.

Decon Viajante

Entre 11 e 15 de março, o Decon Viajante estará em Penaforte, Jati, Salitre, Caririaçu e Granjeiro, respectivamente. Os cidadãos desses municípios receberão o atendimento especializado do órgão e poderão tirar dúvidas, registrar reclamações contra fornecedores de produtos e serviços e efetuar denúncias.

O Decon reforça ainda que, além de atendimento à população, o projeto realiza emissão de documentos (RG e CPF) em parceria com a Secretaria da Proteção Social, Mulher, Justiça e Direitos Humanos. Os atendimentos são realizados sempre das 8h às 14h, nas Praças Centrais de cada uma das cidades, em uma van do projeto.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados