Crise eleva padrão brasileiro de incerteza a outro patamar, diz jornal britânico

Situação econômica e política do Brasil foi assunto de matéria publicada na última sexta (18).

Escrito por Redação Diário do Nordeste ,

Segundo publicação do jornal britânico especializado em economia, Financial Times, as reviravoltas da crise política no Brasil elevam o caráter imprevisível da política nacional a outro patamar. O assunto foi abordado na edição da última sexta (18). Para o jornal, os eventos da última semana foram "extraordinários", mesmo para um país cuja trajetória é "cheia de histórias improváveis".

"Um presidente (Fernando Collor) afastado por suposta corrupção que volta como senador para logo ser acusado em outro escândalo. Um líder de uma comissão de direitos humanos e minorias (Marco Feliciano) conhecido por supostos insultos racistas e homofóbicos. O ditador (Getúlio Vargas) que se suicidou de pijamas (...), o primeiro presidente do Brasil democrático (José Sarney) que nunca foi eleito", de acordo com o texto. Assim, os desdobramentos atuais desafiam até os "padrões normais" da política nacional, conforme a publicação.

A correspondente Samantha Pearson, que assina o texto da Financial Times, cita ainda a situação do ex-presidente Lula, sob investigação e, depois, ministro, até ter sua posse suspensa.

"À noite (quarta-feira, 16), ele estava efetivamente conduzindo o país. Ontem (quinta-feira, 17) à tarde, ninguém sabia o que iria acontecer", diz o texto.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.