Coronavírus: Governo vai anunciar linhas de crédito para o setor de turismo

Ministro do Turismo disse que na próxima semana vão ser anunciadas condições de financiamento para empresários que vão desde MEIs a grandes empreendedores

Escrito por Folhapress ,
Legenda: Setor do turismo sofre com a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus
Foto: Foto: Camila Lima

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, anunciou nesta quinta-feira (2) linhas de crédito para atender empresários do setor turístico, que sofre forte impacto com a pandemia do novo coronavírus.

Em entrevista coletiva no Palácio do Planalto, o ministro afirmou que devem ser anunciadas na próxima semana condições de financiamento para empresários da área que vão desde o MEI (microempreendedor individual) até grandes empreendedores.

"Sobretudo visando o capital de giro para que possamos nesse período vender essa crise", afirmou.

As linhas de crédito devem ser oferecidas por bancos públicos como o BNDES e a Caixa Econômica Federal. Álvaro Antônio, contudo, não deu detalhes sobre o modelo e nem sobre o montante que será concedido.

"É uma medida amplamente debatida tanto com o BNDES quanto com a Caixa Econômica, ela já está formatada, será anunciada na próxima semana. São medidas que visam ter muita clareza nas regras e também no acesso ao crédito obviamente um credito que tem que ser mais atrativo do ponto de vista de juros e de carência."

O ministro disse que as linhas de financiamento visam evitar o "desmonte" do setor.

Ele explicou que há um forte impacto no turismo brasileiro devido à série de cancelamentos de viagens por recomendação de isolamento e distanciamento social como forma de combate ao novo coronavírus.

Álvaro Antônio afirmou que o setor tem um impacto de 8,1% no PIB brasileiro e que havia um crescimento relevante em 2019, de 2,6% em relação a 2018.

O ministro disse ainda que a MP trabalhista publicada na quarta (1) pelo governo levou em conta pedidos feitos por sua pasta.

"Sabemos que 80% ou mais de 80% dessa cadeia produtiva [do turismo] gira em torno do pequeno e microempreendedor."

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.
Assuntos Relacionados