Confiança do consumidor fortalezense sobe 2,6% em agosto

Apesar do avanço, o indicador ainda permanece no campo que indica pessimismo

Escrito por Redação Diário do Nordeste ,

Passando de 96,1 pontos em julho para 98,5 pontos neste mês, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), divulgado nesta sexta-feira (12) pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), apresentou crescimento de 2,6%. Apesar do crescimento, o indicador ainda permanece no campo que indica pessimismo.

O resultado do ICC de agosto decorreu da redução combinada dos seus dois componentes: o Índice de Situação Presente, que subiu 4,8%, e o Índice de Situação Futura, que teve elevação de 1,5%.

Expectativa

O percentual de consumidores que consideram o momento atual ótimo ou bom para a compra de bens duráveis também teve crescimento, passando de 26,2% em julho para 29,4% em agosto.

A pesquisa também revela que 49,7% dos consumidores de Fortaleza consideram que sua situação financeira atual está melhor ou muito melhor do que há um ano. Já as expectativas com o futuro se mostram mais otimistas, com 75,4% dos entrevistados acreditando que sua situação financeira futura será melhor ou muito melhor do que a atual.

Pretensão de compra

a taxa de pretensão de compras teve aumento de 0,9 pontos percentuais, passando de 38,6%, em julho, para 39,5% neste mês. Essa taxa é ligeiramente superior à verificada no mesmo mês do ano passado, de 39,3%, sugerindo uma relativa estabilidade no indicador. O valor médio das compras é estimado em R$ 287,38.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.