Confiança do consumidor cresce 0,6% em setembro

Indicador permanece no campo que indica pessimismo, mas resultado é melhor ante igual período do ano passado

Escrito por Redação Diário do Nordeste ,

O "B-R-O-Bró" de 2016 inicia um pouco mais otimista que o de 2015. É o que revela o Índice de Confiança do Consumidor de Fortaleza (ICC), divulgado nesta terça (6) pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE). O ICC apresentou crescimento de 0,6% em setembro ante agosto, passando de 98,5 pontos para 99,1 pontos neste mês.

Apesar do indicador permanecer no campo que indica pessimismo por parte do consumidor, o resultado ainda é melhor do que o observado no mesmo mês do ano passado (índice de 92,5 pontos).

O resultado do ICC de setembro decorreu da melhora do Índice de Situação Futura, que se elevou 1,0%, atingindo 109,2 pontos; já o Índice de Situação Presente teve leve queda de 0,1%, passando de 84,1 pontos em agosto para 84,0 pontos neste mês.

Pretensão de compra

A taxa de pretensão de compras teve redução de 1,9 pontos percentuais, passando de 39,5%, em agosto, para 37,6% neste mês. Apesar disso, a taxa ainda é melhor do que a verificada no mesmo mês do ano passado, de 36,4%, sugerindo que o início do fim deste ano começa melhor do que em 2015.

O valor médio das compras é estimado em R$ 288,83 e a intenção de compra mostra-se superior para os homens (39,6%), mais vigorosa para os consumidores do grupo com idade entre 18 e 24 anos (49,4%) e com renda familiar superior a dez salários mínimos (56,6%).

Os produtos mais procurados são dominados pelos bens de consumo duráveis: Artigos de vestuário, citados por 24,3% dos entrevistados; Televisores (19,9%); Aparelhos de telefonia celular (16,9%); Geladeiras e refrigeradores (14,6%); Móveis e artigos de decoração (14,1%); Calçados (13,9%); e Fogão (9,2%).

Expectativa

A expectativa dos consumidores, medida pelo percentual de consumidores que consideram o momento atual ótimo ou bom para a compra de bens duráveis também teve melhora em setembro, passando de 29,4%, em agosto, para 30,1% neste mês.

O estudo revela ainda, que 49,0% dos consumidores de Fortaleza consideram sua situação financeira atual está melhor ou muito melhor do que há um ano. Já as expectativas com o futuro se mostram mais otimistas, com 73,1% dos entrevistados acreditando que sua situação financeira futura será melhor ou muito melhor do que a atual.

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