Barbosa diz que melhora econômica reduzirá temperatura política

Ele defendeu também que a política auxilie igualmente a estabilização da economia.

Escrito por Agência Brasil ,

O ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, afirmou na última segunda-feira (21) que é preciso haver "civilidade" no debate público. Para o ministro, no momento atual uma melhora na economia ajudaria a diminuir a temperatura da discussão política. Porém, ele defendeu que a política auxilie igualmente a estabilização da economia. "Uma melhora do quadro econômico ajuda a distensionar, a diminuir a polarização. Mas acho que está na hora de a política também ajudar a economia. A gente tem de resgatar a civilidade no debate público", declarou.

Como exemplo de diálogo, o ministro citou as discussões com governadores que resultaram na proposta do governo de alongar em 20 anos o prazo da dívida dos estados.

"Essa construção foi junto com 27 governadores. Tem governador da oposição, da situação e nós construímos uma proposta que procurou atender às reivindicações de todos", disse. A proposta de alongamento é uma das medidas que será encaminhada até amanhã (22) para apreciação do Congresso Nacional, na forma de Projeto de Lei Complementar.

Barbosa disse ainda que, em função da turbulência política, o governo deve "avaliar" o melhor momento de enviar ao Congresso a proposta de reforma da Previdência.

"Diante do cenário conturbado, obviamente o governo vai avaliar o melhor momento de enviar essa proposta. Essa decisão de quando enviar também tem de atentar para o cenário político. Mas, independente disso, as discussões técnicas no fórum [de Debates sobre Políticas de Trabalho, Emprego, Renda e Previdência] e do governo continuam", concluiu.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.