Arce fiscalizará 22 usinas geradoras neste segundo semestre de 2015

A primeira usina a receber a fiscalização é a geradora do Parque Eólico de Beberibe, distante 79km de Fortaleza. Do total de empreendimentos, 13 estão em funcionamento e outras nove usinas estão em construção

Escrito por Redação ,
Vinte e duas usinas serão fiscalizadas por técnicos da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce), de 28 de agosto a 18 de dezembro. As fiscalizações têm por objetivo verificar a situação das geradoras de energias eólica e térmica que estão em obras e/ou operação. Do total de empreendimentos, 13 estão em funcionamento e outras nove em construção. Os fiscais começarão os trabalhos pela geradora do Parque Eólico de Beberibe, distante 79km de Fortaleza.
 
Conforme Deleon Parente, analista lotado na coordenadoria de energia da Arce, essa primeira fiscalização "se deterá em uma unidade que já está em pleno  funcionamento, oportunidade em que serão observados os planos e procedimentos de operação e manutenção, além do montante de energia produzidos nos últimos três anos”.
 
Em setembro, os analistas estarão nas usinas de Maracanaú I, Enguia Pecém, Ubatuba, Goiabeira, Santa Catarina, Ventos de Horizonte e Pitombeira. No mês de outubro será a vez das eólica de Icaraizinho, Praia Formosa, Eólica Paracuru e a térmica Energy Works Kaiser. Em novembro serão visitadas as térmicas de Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte e Baturité. Já em dezembro  as atividades englobarão as geradoras de Caucaia, Itarema I, II, III, V e Aracati, fincando, assim, concluídas as ações programadas pelo Ente Regulador.  
 
No caso das usinas em construção, os técnicos da Agência verificarão a adequação das obras ao atos de outorga e aos projetos básicos aprovados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), incluindo os sistemas de interesse restrito (linha de transmissão e subestação); o andamento das obras civis e a montagem dos equipamentos eletromecânicos, além da documentação referente à contratação de serviços.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.