AB Inbev e SABMiller fecham termos de acordo para aquisição

O novo grupo combinaria as marcas Budweiser, Stella Artois e Corona, da AB InBev, com Peroni, Grolsch e Pilsner Urquell, da SABMiller

Escrito por Reuters ,

A SABMiller aceitou uma proposta de aquisição após a Anheuser-Busch Inbev, maior cervejaria do mundo, oferecer um pacote em dinheiro e ações cujo valor atual é de 69 bilhões de libras (US$106 bilhões).

O acordo para criar uma cervejaria que fabricaria quase um terço da cerveja mundial ficaria entre as cinco maiores fusões na história corporativa e seria a maior aquisição de uma companhia britânica.

Depois de repetidas recusas de sua rival mais próxima em tamanho, a AB InBev disse nesta terça-feira que está disposta a pagar 44 libras em dinheiro por ação da SABMiller, com uma alternativa parcial em ações com desconto e limitada a 41% das ações da SABMiller.

A SABMiller disse que indicou à AB InBev que seu Conselho estaria preparado para aceitar a oferta e que pediu uma extensão de duas semanas do prazo estabelecido para que sua rival anuncie uma intenção firme de fazer a oferta. O novo prazo é 28 de outubro.

O novo grupo combinaria as marcas Budweiser, Stella Artois e Corona, da AB InBev, com Peroni, Grolsch e Pilsner Urquell, da SABMiller.

A AB Inbev adicionaria algumas cervejas na América Latina e Ásia à sua presença mundial, que já é grande e, além disso, entraria na África pela primeira vez.

As partes concordaram que a AB InBev pagará uma taxa de rompimento de US$3 bilhões à SABMiller caso a transação fracasse devido a significativas questões regulatórias ou por falta de apoio dos acionistas da AB InBev.

A nova oferta revelada nesta terça-feira supera uma proposta de segunda-feira de 43,50 libras em dinheiro e está 50% acima do preço das ações da SABMiller em 14 de setembro, um dia antes de emergirem especulações sobe uma aproximação iminente da AB InBev.

A AB InBev é parcialmente controlada pelo fundo de private equity 3G Capital, administrado por investidores brasileiros, e controla indiretamente a brasileira Ambev.

A alternativa parcial em ações foi projetada para os dois principais acionistas da SABMiller, a fabricante de cigarros Altria e a companhia BevCo, da família colombiana Santo Domingo, que detêm 40,5% da cervejaria baseada na Grã-Bretanha.

Se eles aceitarem a alternativa com desconto e todos os outros acionistas escolherem receber em dinheiro, a oferta valeria 69 bilhões de libras a preços atuais.

As ações da SABMiller subiam 9% às 8h02 no horário de Brasília, enquanto os papéis da AB Inbev ganhavam 1,83%.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.