Movimentação de carga subiu até 40%

Escrito por Redação ,

O ano passado representou, mais uma vez, superação para as metas dos dois portos cearenses localizados na Capital e em São Gonçalo do Amarante. Enquanto o Pecém, segundo a Cearáportos, chegou a dezembro de 2013 com 6,3 milhões de toneladas e movimentou 40% mais cargas que em 2012, os dados da Companhia Docas do Ceará informam que o Mucuripe movimentou 4,9 milhões de toneladas e acresceu em 10,43% o registrado no ano anterior.

Com a segunda etapa de ampliação em curso, o Pecém teve no granel sólido o maior trânsito de cargas, o qual ficou em 1,8 milhão de toneladas. Em seguida "granel líquido (1,7 milhão de toneladas), carga contêinerizada (1,6 milhão de toneladas) e carga geral, com um milhão.

No Porto do Mucuripe, foram movimentadas 4,9 milhões de toneladas no ano passado, um acréscimo de 10,43% sobre 2012. Já no Porto do Pecém, a movimentação foi de 6,3 milhões de toneladas, uma alta de 40% FOTO: VIVIANE PINHEIRO

Já o porto da Capital, onde são descarregados os combustíveis enviados pela Petrobras aos postos, teve no granel líquido a maior significação em volume de cargas movimentadas. Ao todo, foram 2,5 milhões de toneladas dele. O granel sólido chegou a 1,3 milhão de toneladas e a carga geral a um pouco mais de 1 milhão de toneladas.

Mais importações

Os números divulgados ontem pelas administradores dos dois terminais também apontaram que a movimentação de cargas via mar, no Ceará, devem-se mais às importações, sejam elas de longo curso ou de cabotagem - transporte de cargas entre portos do mesmo país.

Para o Mucuripe, do total de 4,9 milhões de toneladas, 4,5 milhões foi de importações. O montante representou um incremento de 11,30% para a importação. Entre os trajetos, o maior crescimento foi da cabotagem, que aumento em 14,19% em relação aos produtos vindos de outros estados para o Ceará. A longo curso ficou abaixo, mas também cresceu em 6,99%. No Porto do Pecém, no que diz respeito às importações, "a movimentação foi de 2,1 milhões de toneladas de combustíveis minerais, 897 mil de produtos siderúrgicos e 410 mil de cimento". "Nas importações por cabotagem, os produtos siderúrgicos contribuíram com 89 mil toneladas, os cereais com 80 e o cimento com 31", afirma nota da Cearáportos.

Exportações

As exportações de produtos pelos portos do Ceará cresceram em patamares menores no ano passado. No porto de Fortaleza, os produtos enviados para fora do Estado tiveram um aumento de 0,95% entre 2012 e o ano passado, ao atingir 383,9 mil toneladas - onde a cabotagem teve crescimento de 3,26% e o transporte a longo curso caiu 1,79% no período.

Sem revelar os índices de crescimento, a nota da Cearáportos afirma que "os principais produtos exportados na cabotagem foram combustíveis minerais (290 mil t), cimento (72 mil) e máquinas e materiais elétricos, com 49 mil t". "No transporte de longo curso foram exportadas 379 mil t de combustíveis minerais, 176 mil de frutas e 83 mil de minérios", completa.

Posto da Antaq no Pecém

Após a implantação da nova lei dos portos, o terminal portuário do Pecém deve receber um posto avançado da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). No entanto, a data, segundo explicou o chefe da regional Fortaleza do órgão, Aldo Albuquerque, não pode ser estimada porque o concurso para admissão dos novos funcionários ainda não foi aprovado pelo Ministério do Planejamento.

O objetivo de instalar o posto avançado, segundo disse Aldo Albuquerque, é para "garantir a qualidade do serviço portuário" a partir de parâmetros estabelecidos pelo poder público. "Temos que garantir que haja serviço adequado dos operadores portuários e a proximidade de um posto avançado garante mais isso", afirma o chefe.

Atualmente, apenas o porto de Santos, no estado de São Paulo, tem data para receber um posto da Antaq, no próximo dia 20 de janeiro. Além dele, completam a lista os portos de Manaus (AM), Santarém (PA), Macapá (AP), Itaqui (MA), Itajaí (SC) Imbituba (SC), Suape (PE), Aratu (BA), Rio de Janeiro, Itaguaí (RJ), Rio Grande (RS) e o Porto do Pecém (CE).

ARMANDO DE OLIVEIRA LIMA
REPÓRTER

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.