Imóvel: Caixa eleva limite de crédito a funcionário federal

Escrito por Redação ,
Legenda: Agora, será possível financiar até 80% de imóveis usados adquiridos com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE)
Foto: FOTO: REINALDO JORGE

Rio. A Caixa Econômica Federal anunciou, nessa segunda-feira (11), o aumento da cota de financiamento de imóveis usados com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) de 70% para 80%. A mudança já começou a valer para os contratos novos.

Segundo a instituição, a alteração faz parte de uma estratégia que tem objetivo de beneficiar um segmento de clientes que possui baixa inadimplência e relacionamento de longo prazo com o banco. A Caixa possui cerca de R$ 43,2 bilhões em contratos com servidores públicos em todo País.

Para o presidente da Caixa, Nelson Antônio de Souza, o aumento da cota de financiamento do imóvel contribui para estimular o mercado imobiliário. "Antes, nós reduzimos a taxa de juros dos imóveis, agora estamos oferecendo para os clientes que possuem a menor inadimplência da nossa carteira, o servidor público, condições ainda melhores para a compra do imóvel usado", explica.

Em abril, a Caixa reduziu em até 1,25 ponto percentual as taxas de juros do crédito imobiliário utilizando recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE).

As taxas mínimas passaram de 10,25% ao ano para 9% ao ano, no caso de imóveis dentro do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), e de 11,25% ao ano para 10% ao ano, para imóveis enquadrados no Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI).

O banco também promoveu melhoria das condições no financiamento de imóveis para pessoa física. O limite de cota de financiamento do imóvel usado sobe de 50% para 70%. A Caixa também retomou o financiamento de operações de interveniente quitante (imóveis com produção financiada por outros bancos) com cota de até 70%.

Segunda mudança

Essa é a segunda alteração no crédito imobiliário da Caixa nos últimos dois meses. Em abril, o banco, que concentra 70% do mercado no setor, reduziu os juros nas linhas para a compra da casa própria com recursos da poupança.

Na ocasião, a Caixa reduziu os juros do financiamento da casa própria, e subiu de 50% para 70% o percentual do valor financiado para compra de imóvel usado. Para novas unidades, o teto do financiamento foi mantido a porcentagem de 80%.

A redução em duas linhas de financiamento ocorreu após 17 meses, quando o banco reduziu em 0,25% os juros de financiamento para aquisição da casa própria em novembro de 2016. Quem já tem contrato de financiamento em andamento com o banco, não foi contemplado.

Pró-Cotista

Já a linha Pró-Cotista, destinada a trabalhadores com conta no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), não sofreu alterações e seguiu oferecendo taxas de juros que variavam de 7,85% (para clientes com débito em conta ou conta-salário) a 8,85% ao ano.

Os prazos para o financiamento imobiliário da Caixa permanecem entre 156 para 420 meses no caso do SFH e 120 a 420 meses, no SFI.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.