Greve dificulta saque de benefícios sociais

Quem precisou realizar alguma operação na boca do caixa reclama da falta de informações por parte dos bancos

Escrito por Redação ,
Legenda: Completando um mês de greve, a mobilização dos bancários paralisou 432 agências no Estado, o que representa 76,8% do total
Foto: Foto: José Leomar

Completando 31 dias nesta quinta-feira (6), a greve dos bancários no Ceará fechou o dia de ontem com 76,8% de adesão. Segundo informações do Sindicato dos Bancários do Ceará (Seeb-CE), das 562 agências existentes no Estado, 432 ficaram fechadas.

A paralisação vem causando transtornos para quem deseja realizar determinados tipos de operação. Apesar de as instituições bancárias oferecerem atendimento eletrônico para grande parte delas, há quem enfrente problemas para realizar, por exemplo, o saque de benefícios como o seguro desemprego.

O técnico em informática, André Varela, diz que no início da greve dos bancários, ainda no dia 6 de setembro, procurou uma agência da Caixa para sacar a primeira parcela do seu seguro desemprego, mas não obteve sucesso nem conseguiu qualquer informação de como poderia receber o benefício. Desempregado desde julho, Varela conta que devido um erro na sua documentação junto ao Ministério do Trabalho, recebeu a informação de que só poderia realizar o saque na boca do caixa.

"Desde então todo dia eu tenho ido aos bancos para ver qual está funcionando, mas não encontro nenhuma agência da Caixa funcionando", diz Varela. "Eu resolvi ligar para pedir ajuda, para saber se havia alguma Caixa que estivesse aberta, mas não me deram informação nenhuma. Agora estou com luz, telefone, água tudo atrasado por causa disso". O técnico em informática diz que praticamente todos os dias sai em busca de agências da Caixa em Fortaleza para sacar o seguro. "Nesta quinta-feira (6) já era para eu receber a segunda parcela, mas até agora não sei o que fazer", ele diz.

Como proceder

Segundo informou a Caixa, durante o movimento paredista, os clientes que precisarem sacar seguro desemprego, FGTS, ou abono do PIS podem procurar uma unidade lotérica, sala de autoatendimento ou correspondente Caixa AQUI e, mediante o uso do Cartão Cidadão, realizar o saque. E para aqueles que não possuem o Cartão Cidadão, o banco orienta a fazer a solicitação por telefone, pelo Atendimento Caixa Cidadão (0800 726 02 07).

Após o requerimento, o Cartão Cidadão será enviado para a residência do titular. A Caixa esclarece ainda que, assim como nas unidades lotéricas, os saques nos terminais de autoatendimento estão limitados a valores até R$ 1,5 mil.

Nova negociação

Ontem, foi realizada mais uma rodada de negociações entre os grevistas e os bancos. A Federação dos Bancos (Fenaban) apresentou a proposta de de reajuste para 2016 de 8%, mais abono de R$ 3,5 mil, dentre outros benefícios. Até o fechamento desta edição a reunião ainda não havia sido concluída.

Reclamações

De acordo com o site Reclame Aqui, os cinco maiores bancos do País foram responsáveis por 10 mil queixas em setembro, no maior patamar do ano, representando um aumento de 21% em relação às reclamações feitas em agosto. Segundo o site, as queixas sobre FGTS estavam entre as principais. Já na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a alta foi de 17%, considerando as cinco maiores instituições financeiras do País.

Liquidez

A greve dos bancários quase não afeta a gestão de liquidez dos bancos, afirmou o chefe de riscos do BTG Pactual, André Fernandes. "O impacto é mais no serviço quase cartorial que os bancos prestam. Se dá mais no que é feito essencialmente na rede física", disse ele ontem, em São Paulo. A maioria das transações bancárias já ocorre, atualmente, via internet ou canais mobile, como celulares e tablets. Em 2015, as transações bancárias por mobile banking, que inclui celulares e tablets, cresceram 138%, com 11,2 bilhões de operações, segundo a Fenaban.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.