'Fortaleza é prioridade para a Norwegian Air'

Companhia aérea foi autorizada pela Anac a realizar voos no Brasil. Rota poderá ligar a Capital a Londres

Escrito por Yohanna Pinheiro - Repórter ,
Legenda: A Anac informou que a Norwegian poderá adiantar as operações se entender que é comercialmente estratégico. A empresa já pode começar a vender bilhetes. A companhia é a primeira empresa de baixo custo a fazer ligações entre o Brasil e a Europa

Uma ligação direta entre Fortaleza e Londres, capital da Inglaterra, está cada vez mais perto de ser concretizada. Autorizada na última terça-feira (7) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a realizar voos no Brasil, a companhia aérea Norwegian Air UK (a terceira maior de baixo custo na Europa) considera a rota para a capital cearense uma "prioridade", segundo o secretário do Turismo do Estado do Ceará, Arialdo Pinho.

De acordo com o titular, a companhia norueguesa ainda teria interesse em realizar voos para outro destino no Nordeste, possivelmente em Salvador (BA), mesmo que não fosse de forma imediata - o mercado também espera voos para São Paulo ou Rio de Janeiro. "Eles nos procuraram e, pelo que conversaram com a gente, (voar para) Fortaleza é prioridade. É o lugar mais perto (de Londres) para eles começarem a operar", aponta Arialdo.

O secretário diz que entrará em contato com a Norwegian em breve para aprofundar mais detalhes da operação. "Eles não disseram quando pretendem começar a operar, mas vamos entrar em contato depois dessa fase agora para falar sobre a operação. Saber em que nós podemos ajudar, para a gente começar a divulgar o voo, porque não adianta voar e os aviões estarem vazios. Tem que fazer um trabalho", explica.

Arialdo Pinho pondera que, geralmente, leva-se seis meses entre o anúncio de uma nova rota e o início dos voos, mas ele aposta que a companhia possa entrar em operação em até quatro meses, aproveitando ainda a alta estação do fim de ano. "Eles devem anunciar para onde vão voar, começar a vender as passagens e, como eles já vêm se preparando há um bom tempo, devem estar voando em quatro meses", reforça o secretário.

Agilidade

A autorização da Anac foi publicada pouco mais de uma semana após a companhia apresentar formalmente o pedido à agência, que tinha até 120 dias para proferir uma resposta. Segundo a Anac, como a Norwegian já tem cadastro no País para voos não regulares, poderá adiantar as operações se entender que é comercialmente estratégico. A empresa já pode começar a vender bilhetes. A companhia é a primeira empresa de baixo custo a fazer ligações entre o Brasil e a Europa, segmento conhecido como "low cost".

Procurada pela reportagem, a Norwegian informou estar feliz de ter recebido a permissão de voar entre o País e o Reino Unido. "O Brasil tem grande potencial e acreditamos que novos voos de baixo custo vão permitir que mais pessoas viajem e, consequentemente, impulsione o turismo e as economias locais", disse.

Além da Norwegian, a Avian Argentina, que faz parte do grupo Avianca, também está com processo, junto à Anac, de autorização para operar no Brasil. A companhia pretende fazer a rota Buenos Aires-São Paulo a partir de setembro. A Anac e sua equivalente argentina também vêm negociando a vinda de outras empresas de baixo custo para o Brasil.

Além dessas duas, a empresa aérea Flybondi recebeu autorização do governo argentino na última quinta-feira (2) para operar no Brasil. Após esse passo, a empresa deve entrar com o pedido de autorização jurídica e operacional na Anac.

O secretário Arialdo Pinho informou que se reunirá com representantes da Royal Air Maroc em setembro, em São Paulo, para conversar sobre a rota de Fortaleza para Casablanca, no Marrocos. Em março deste ano, o primeiro ministro do país, Saadeddine Othmani afirmou, em reunião no Palácio do Planalto, que a rota estava nos "últimos acertos". "Nós entramos em contato e eles pediram para marcar a reunião", destaca.

Arialdo Pinho revelou que está negociando mais uma rota internacional a partir do Aeroporto Internacional Pinto Martins, ou Fortaleza Airport, com outra companhia aérea, sem sinalizar qual. Ele afirma que a empresa pretende lançar o novo voo no próximo mês de setembro (a um destino também não revelado), para começar a operar em fevereiro do próximo ano.

Conforme o Diário do Nordeste informou no dia 25 de junho, o governo negocia há mais de um ano com a espanhola Air Europa um voo entre Fortaleza e Madri, que envolveria duas frequências semanais. A companhia estuda compor uma joint venture com a Air France-KLM, que possui um hub juntamente com a Gol na Capital, para expandir os negócios das empresas nas Américas.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.