Fortaleza é 5ª em novos assentos de voos na Copa

Escrito por Redação ,

Nova malha para a Copa deve ser divulgada no dia 15 e atenderá à movimentação de 6 de junho a 20 de julho

São Paulo/Fortaleza As companhias aéreas solicitaram 1.523 voos regulares extras para atender a demanda da Copa, no período de 6 de junho a 20 de julho. Os pedidos estão sendo analisados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), que deve divulgar as autorizações no dia 15 de janeiro.

Levantamento mostra que as cinco rotas que mais terão reforço de voos são: de Brasília para Guarulhos, do Rio de Janeiro para Buenos Aires, do Rio para Campinas, de Fortaleza a Guarulhos e de Salvador a Guarulhos FOTO: KLEBER A. GONÇALVES

Este é o saldo líquido a mais de voos. Há voos sendo cancelados, remanejados e também novas ligações. A partir desta liberação da Anac é que as empresas poderão iniciar a venda dos bilhetes. O melhor momento para comprar passagens para esses voos será justamente na hora em que os bilhetes entrarem no sistema de venda das empresas.

Levantamento preliminar da agência sobre os pedidos mostra que as cinco rotas que mais receberão reforço de voos são as de Brasília para Guarulhos, do Rio de Janeiro para Buenos Aires, do Rio de Janeiro para Campinas, de Fortaleza para Guarulhos e de Salvador para Guarulhos.

Reforço

Os aeroportos que terão o maior número de novos assentos ofertados são Cuiabá (48%), Campinas (41,6%), Guarulhos (36,5%), Natal (27,5%), Fortaleza (17,8%), Salvador (14%), Recife (13%) e Galeão (13%).

Segundo a Anac, a intenção é atender todos os pedidos das empresas, desde que haja capacidade nos aeroportos. "Sempre que houver infraestrutura para o processamento do voo e o horário solicitado não estiver disponível, a agência oferecerá uma alternativa", diz a agência.

Os pedidos das companhias aéreas se concentram em rotas de maior demanda principalmente na primeira fase do Mundial. Com o desenrolar do campeonato, novas demandas poderão surgir. Para permitir que os voos sejam direcionados para onde houver mais demanda, a Anac atendeu ao pedido das companhias aéreas para flexibilizar as regras de cancelamentos.

Mudanças em 24h

Excepcionalmente durante a Copa, as companhias poderão alterar voos com 24 horas de antecedência. Mas elas continuam obrigadas a comunicar os passageiros sobre as mudanças e a prestar assistência de acordo com a resolução nº. 141, que estabelece os direitos dos passageiros em caso de atrasos e cancelamentos. A partir de 16 de janeiro, as empresas também poderão solicitar autorizações para realizar voos fretados. E em 24 de junho de 2014 será aberto o prazo para solicitação de voos fretados para a fase eliminatória.

A operação aérea da Copa leva em conta a movimentação de voos em 25 aeroportos, sendo 12 nas cidades-sede e outros 13 localizados em aeroportos até 200 quilômetros de distância dessas cidades. Será montado ainda um centro de controle e coordenação, com participação de companhias aéreas e de representantes de órgãos públicos ligados às operações aéreas e aeroportuárias.

Aeroporto: só 15% da obra prontos

A Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) divulgou ontem, através de seu hotsite, o andamento das obras dos aeroportos localizados nas cidades-sede da Copa do Mundo Fifa 2014. Segundo os dados, seis equipamentos não ficarão prontos para o evento que começa no dia 12 de junho, o que inclui o Pinto Martins, em Fortaleza.

De acordo com a Infraero, até agora, apenas 15% de todas as obras do aeroporto de Fortaleza foram executados FOTO: DIVULGAÇÃO

Ainda de acordo com as informações da Infraero, o Aeroporto Internacional Pinto Martins, que tem como principais obras a modernização e ampliação do terminal de passageiros, só deve ficar 100% concluído em setembro de 2017. Até agora, apenas 15% foram executados.

A reportagem entrou em contato com o superintendente da Infraero, Wellington Santos, mas o mesmo não quis comentar o assunto.

Outros atrasos

Fora o aeroporto de Fortaleza, a previsão da Infraero é que o Galeão, no Rio de Janeiro, só tenha o terminal 1 concluído em janeiro de 2015. Quanto às pistas e estacionamentos de aeronaves, o prazo é o mês de fevereiro.

Outra cidade-sede do Nordeste que não deve concluir todas as suas obras de infraestrutura aeroportuária até a Copa é Salvador. Conforme os dados divulgados pela Infraero, o aeroporto Luís Eduardo Magalhães, que também tem como principais obras a modernização e melhoria do terminal de passageiros, só deve ser entregue em outubro deste ano.

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