Evento estimula energia solar

Escrito por Redação ,
O Desafio Solar conta com a participação de 180 universitários e de 40 professores, incluindo cearenses

Búzios (RJ). Começou ontem, em Armação dos Búzios - ou apenas Búzios, como é popularmente conhecido o município praiano da Microrregião dos Lagos, no Estado do Rio de Janeiro - a 4ª edição do Desafio Solar Brasil, uma competição de barcos movidos a energia solar, idealizada pelo Polo Náutico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e realizada em parceria com a Concessionária Ampla e a Prefeitura de Búzios.

Alunos e professores cearenses apresentaram um projeto no evento, que vai premiar a equipe com a melhor embarcação FOTO: DIVULGAÇÃO/MAZÉ MIXO

O evento conta com a participação de uma equipe do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), que participa do desafio com um grupo da UFRJ e contou com o apoio da Companhia Energética do Ceará (Coelce). Os alunos Francisco Cleuton de Freitas e Lindemberg Nascimento, do terceiro semestre do curso de Construção Naval do IFCE-Acaraú, foram acompanhados dos professores Maurício Oliveira, formado em Engenharia Naval pela UFRJ e entusiasta do Desfio Solar Brasil; e o engenheiro mecânico Paulo Bonfim.

Ontem, Cleuton e Lindemberg finalizaram a embarcação junto com os alunos da UFRJ. Os professores auxiliaram na montagem e na supervisão dos barcos. Os pilotos das embarcações participaram, ainda, de um teste de natação no mar gelado de Búzios, enquanto os espectadores se encolhiam de frio no pier. Ao todo, a competição conta com 17 equipes, representando os Estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina e Ceará, no total, 180 estudantes e 40 professores.

Hoje pela manhã será realizado o prólogo, que define a posição de largada da competição, iniciada na sequência. Ao final da regata, realizada na orla Bardot 17, uma comissão técnica formada pelos professores da UFRJ e pelos principais patrocinadores irá selecionar o melhor barco sob o ponto de vista técnico. A equipe vencedora receberá um prêmio no valor de R$ 2 mil.

Objetivos

Em sua 4ª edição, o Desafio Solar Brasil busca estimular e divulgar o desenvolvimento de tecnologias para fontes limpas de energias alternativas por meio da competição de barcos movidos a energia solar; e, assim, contribuir para o desenvolvimento da indústria naval brasileira.

A expectativa é que o evento atraia representantes de empresas do setor marítimo, de instituições educacionais e de centros de pesquisa do mundo inteiro, por ser uma oportunidade de compartilhamento de conhecimento e experiências sobre energia solar em um ambiente mais amigável que competitivo.

Além da regata, o Desafio Solar Brasil conta com workshops sobre telemetria e monitoramento, propulsão solar, smart grid e outros assuntos relacionados à geração de energia renovável, medição inteligente, engenharia elétrica e naval e consumo consciente de energia.

Cidade Inteligente

A escolha de Búzios para essa edição do Desafio Solar Brasil não foi aleatória, já que, desde 2012, a cidade é sede do Projeto Cidade Inteligente Búzios, um investimento estratégico da Endesa em Desenvolvimento e Pesquisa (D&P) de redes inteligentes de distribuição de energia (smart grids), como base do novo modelo energético definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), segundo Orestes Castañeda, diretor responsável pelo Projeto, que tem um investimento de R$ 38 mi, em três anos de duração (até 2014), compartilhado pela Aneel, Ampla e patrocinadores.

MARISTELA CRISPIM*
EDITORA DE REPORTAGEM

*A jornalista viajou a Búzios a convite da Endesa
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.