Economia subterrânea cresce

Escrito por Redação ,
São Paulo. A expansão da economia formal não diminui o nível da informalidade, a chamada ´economia subterrânea´´. Pelo contrário: até impulsiona. O dado consta da segunda edição do Índice de Economia Subterrânea, da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e do Etco (Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial), divulgado hoje. A economia não formalizada teve avanço de 4,7% entre dezembro de 2007 e junho de 2008, ante resultado do semestre passado. No mesmo semestre, o PIB avançou 6% (ante mesmo período de 2007).

O estudo do pesquisador Fernando de Holanda Barbosa Filho mostra que a expansão da economia formal absorve, sim, trabalhadores informais, o que não freia a economia subterrânea. Esta, por sua vez, se expande no encalço da aceleração do consumo dos novos trabalhadores formais.

O estudo derruba outro mito, que estima em 40% a participação da economia subterrânea no PIB. ´Nós ainda não temos como medir exatamente isso, mas 40% é um número absurdo, seríamos 40% mais ricos assim, o que não é real´´.
Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.