Técnicos da Embrapa Trigo, com sede na cidade gaúcha de Passo Fundo, iniciarão, no segundo semestre deste ano, experimentos de cultivo de trigo no Ceará. O secretário-executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Governo do Estado, Sílvio Carlos Ribeiro, revelou à coluna que esses experimentos serão feitos com três variedades adaptáveis às condições cearenses de solo e clima e se desenvolverão em áreas dos municípios de Ibiapina, na Chapada da Ibiapaba, e Quixeré, na Chapada do Apodi, onde essas condições são propícias para a triticultura e muito semelhantes às do cerrado do Centro-Oeste do País, onde grandes empresas já plantam e colhem trigo.
Um plano
Hoje, em Brasília, o Ministério da Agricultura promove a primeira reunião do Comitê Central de Coordenação do Plano de Ação para o Nordeste - um projeto prioritário que terá como foco oito microrregiões, entre as quais a do Baixo Jaguaribe, no Ceará. A ministra Tereza Cristina, que já fez três viagens à região, fará nova visita em julho. A Embrapa terá protagonismo na elaboração desse Plano de Ação.
Cearenses
Sexta-feira, 24, autoridades da Secretaria de Desenvolvimento Econômico reunir-se-ão com o empresário Severino Ramalho Neto, dono da rede Mercadinhos São Luiz e um dos líderes do setor supermercadista do Ceará. Tratarão de um projeto conjunto que pretende dar nova e maior visibilidade aos produtos do agronegócio cearense - frutas, lácteos e camarão incluídos - nas gôndolas dos supermercados. A ideia é ótima e conta com a simpatia dos supermercadistas.
Cerveja
Está nascendo o projeto de produção da cerveja cearense, feita de mandioca cultivada na geografia do município de Salitre. É só o que esta coluna pode antecipar, com um detalhe importante: a Ambev faz parte desse projeto.
Pergunta
Para onde vai o Brasil? Para o paraíso ou para o abismo?
Informa a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi): as reservas dos planos de previdência privada aberta totalizaram R$ 857,9 bi no primeiro trimestre de 2019 - 10% a mais em relação a igual período de 2018. O VGBL fechou o período respondendo por 77,9% das reservas. O PGBL, 11,8%
Esta é uma semana de alta importância para o País. O Congresso pode rejeitar a MP que reduziu o tamanho da máquina do Governo da União. Por causa do Centrão, que segue chantageando o Governo, em vez dos atuais 22 ministérios, poderão voltar os 29 anteriores, com seus milhares de cargos comissionados. Brasil difícil!