Veleiro apreendido em Portugal com quase 2 toneladas de cocaína saiu de Fortaleza

A embarcação tinha saído de Fortaleza em novembro do ano passado e tinha como destino a ilha Martinica Francesa, no Caribe. No entanto, a embarcação foi apreendida em Portugal com quase 2 mil quilos de cocaína

Escrito por Estadão Conteúdo ,
Legenda: Na ação, foram presos um alemão e um bósnio, de 54 e 52 anos de idade, respectivamente
Foto: Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal informou, nesta segunda-feira (27), que o veleiro apreendido na última semana no arquipélago português de Açores, com 1.820 quilos de cocaína, saiu de Fortaleza em novembro do ano passado em direção à Martinica, no Caribe, onde nunca esteve. A embarcação fazia o transporte de entorpecentes entre o Brasil e a Europa.

De acordo com a Polícia Federal, o veleiro e os suspeitos foram monitorados enquanto estiveram no Brasil e que a apreensão em Portugal foi resultado de um trabalho conjunto com as policiais internacionais. Na ação, foram presos um alemão e um bósnio, de 54 e 52 anos de idade, respectivamente.

A reportagem procurou a assessoria de imprensa da Superintendência Regional da PF no Ceará para obter detalhes sobre o caso. Nesta quarta-feira (29), o órgão deu detalhes do caso.

"A embarcação aportou em Fortaleza no final de setembro. A informação do possível uso dela para transporte de drogas até a Europa chegou ao conhecimento da Polícia Federal através de organismos de cooperação internacional. Não havia informação precisa acerca da presença de droga na embarcação quando de sua chegada a Fortaleza, por isso foi realizado o acompanhamento dos tripulantes durante sua permanência nesta cidade a fim de verificar seus contatos nesta cidade, bem como confirmar a existência de drogas na embarcação. O veleiro partiu de Fortaleza no final de novembro sem que tenha sido possível confirmar a existência de droga em seu interior. Contudo, a polícia portuguesa, que também foi acionada através de mecanismos de cooperação internacional, de posse de mais informações, fez a abordagem que resultou na apreensão noticiada. Uma possibilidade é que a droga tenha sido embarcada no veleiro a partir de outra embarcação, já em alto mar. Quanto à fiscalização de embarcações, a Polícia Federal atua tanto no controle migratório quanto apurando notícias de possíveis práticas criminosas, como foi o caso da embarcação em comento". 

Veja íntera da nota da PF em Brasília

A Polícia Federal, em cooperação policial internacional, participou das investigações que levaram à apreensão de 1.820 kg de cocaína no arquipélago português de Açores, na última semana.

A droga foi encontrada em um veleiro que fazia o transporte dos entorpecentes entre o Brasil e a Europa. A Polícia Federal atuou em cooperação internacional junto à Organização Internacional MAOC-N, a Aduana Francesa, a Agência Americana de Repressão às Drogas e a Polícia Judiciária de Portugal.

Durante o período de estada no Brasil, a Polícia Federal acompanhou a movimentação do veleiro e dos suspeitos em território nacional. No final de novembro, a embarcação partiu de Fortaleza/CE em direção à Martinica Francesa. No entanto, nunca chegou ao destino e foi interceptada em Açores.