Trump limitará vistos para grávidas para frear "turismo de maternidade"

Medida entra em vigor a partir desta sexta-feira

Escrito por AFP ,
Legenda: Trump não quer que grávidas estrangeiras se aproveitem do parto em solo americano para obter nacionalidade americana
Foto: Foto: AFP

O governo de Donald Trump vai limitar os vistos temporários concedidos a mulheres grávidas suspeitas de querer ir aos Estados Unidos para que o filho se beneficie automaticamente da nacionalidade americana, devido ao local do nascimento. 

"A partir de 24 de janeiro de 2020, o Departamento de Estado não vai mais emitir vistos temporários para estrangeiros que queiram entrar nos Estados Unidos para fazer 'turismo de maternidade'", a fim de aproveitar a lei do solo americano, anunciou nesta quinta-feira a Casa Branca em um comunicado.

Caravana

A medida é adotada no momento em que a fronteira dos EUA com o México volta a ser alvo de uma nova caravana de migrantes. Centenas de migrantes da América Central que procuram chegar aos Estados Unidos entraram no México através da Guatemala nesta quinta-feira (23), aproveitando a ausência de forças de segurança na fronteira. Os migrantes conseguiram entrar no território mexicano sem enfrentar resistência e depois de atravessar o pequeno e poderoso rio Suchiate, que separa o oeste da Guatemala do sul do México. 

Na última segunda-feira, cerca de 500 migrantes conseguiram atravessar o México pela mesma área, apesar do gás lacrimogêneo lançado pelos guardas nacionais. Esse grupo foi preso mais tarde em um posto de segurança. Desde então, o México reforçou fortemente a segurança nas fronteiras, impedindo a passagem dos migrantes, que se retiravam para a cidade guatemalteca de Tecún Umán.

Marcha pacífica

A chamada caravana 2020 partiu em 14 de janeiro de Honduras e, ao passar pela Guatemala, suas fileiras cresceram com a chegada de guatemaltecos, salvadorenhos e nicaraguenses. Mais de 3.500 migrantes compõem o grupo, segundo estimativas das autoridades de imigração da América Central.

No final de semana passado, a maior parte da caravana conseguiu entrar no México sob o controle das autoridades de imigração, que lhes ofereceu várias opções. Entre elas, estavam pedir abrigo, ou aceitar empregos em programas sociais, no sul do México e em seus próprios países. Os migrantes pedem, no entanto, que lhes seja permitido circular livremente pelo México para chegarem aos Estados Unidos. Lá, esperam obter refúgio, com o objetivo de escapar da violência e da pobreza em seus países.