Tigresa de zoológico em Nova York testa positivo para o coronavírus

Suspeita-se que o animal contraiu o vírus de um tratador assintomático

Escrito por AFP ,
Legenda: Felino teve redução de apetite, mas se encontra bem
Foto: Foto: AFP

Uma tigresa do zoológico do Bronx, em Nova York, testou positivo para a Covid-19, informou a instituição no domingo (5), e acredita-se que o animal tenha contraído o vírus de um tratador assintomático.

>Cão é colocado em quarentena em Hong Kong 
>Gato portador do coronavírus na Bélgica é um caso "isolado", garantem especialistas

A tigresa-malaia Nádia, de quatro anos, e sua irmã, Azul, assim como dois tigres-siberianos e três leões africanos começaram a apresentar tosse seca. Espera-se que se recuperem totalmente, informou, em um comunicado, a Sociedade de Conservação da Vida Selvagem, que administra os zoológicos da cidade.

"Nós testamos o felino por precaução e vamos nos assegurar de que qualquer conhecimento que obtivermos sobre a Covid-19 vá ajudar no entendimento contínuo mundial sobre este novo coronavírus", acrescentou o comunicado.

"Embora tenham tido redução de apetite, os felinos no zoológico do Bronx estão bem, sob cuidados veterinários, e estão alegres, alertas, e interagem com seus tratadores", continuou o texto.

"Desconhece-se como esta doença vai se desenvolver em grandes felinos, uma vez que espécies diferentes podem reagir de forma diferente a novas infecções, mas continuaremos a monitorá-los de perto", concluiu.

Os quatro zoológicos e o aquário de Nova York - onde a Covid-19 matou mais de quatro mil pessoas - estão fechados desde 16 de março.

O zoo enfatizou que "não há evidências de que os animais tenham um papel na transmissão da Covid-19 para as pessoas para além do evento inicial no mercado de Wuhan e nenhuma evidência de que qualquer pessoa tenha se infectado por Covid-19 nos Estados Unidos através de animais, incluindo cães e gatos e estimação".

Autoridades de controle de doenças chinesas identificaram em animais selvagens vendidos em um mercado de Wuhan a origem da pandemia do novo coronavírus que infectou mais de um milhão de pessoas em todo o mundo.

Segundo o site do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, não há "informes de animais de estimação ou outros" nos Estados Unidos que tenham adoecido com o coronavírus antes da notícia sobre a tigresa Nádia.

"Ainda se recomenda que pessoas doentes por Covid-19 limitem o contato com animais até que se tenha mais informações sobre o vírus", diz o site do departamento.

Em março, um gato de estimação foi infectado com o novo coronavírus na Bélgica, depois de casos similares reportados em Hong Kong, onde dois cães testaram positivo para a Covid-19.

Acredita-se que todos estes animais tenham contraído o novo coronavírus de pessoas com as quais vivem.

O zoológico do Bronx informou que medidas preventivas estão sendo tomadas para tratadores e todos os felinos dos zoológicos da cidade.

Para Sarah Caddy, veterinária e pesquisadora da Universidade de Cambridge, se os gatos podem ser contagiados, "não é surpreendente" que o mesmo aconteça com outro felino.

Mas isso não é motivo para temer os animais domésticos. "Não há nenhuma prova de que um felino, pequeno ou grande, possa transmitir o vírus de volta aos humanos", afirma Caddy, ao destacar a mesma posição da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o tema.

"Mas se queremos deter esta pandemia, devemos levar a sério o distanciamento social, que deve incluir todos os membros da família, humanos e animais", declarou Jacqui Norris, a Faculdade de Veterinária da Universidade de Sydney.

Para Gilles Guillemin, da Universidade Australiana de Macquarie, os primatas também poderia estar expostos ao vírus, sobretudo os grandes macacos que "são facilmente contagiados pelas doenças respiratórias dos humanos".

Assuntos Relacionados