Terremoto sacode Mar do Caribe e tremor é sentido até em Miami

Alerta de tsunami chegou a ser emitido, mas depois foi retirado por não representar um risco de ondas gigantes

Escrito por AFP ,
Legenda: Segundo o informe do USGS, o terremoto foi registrado a 10 km de profundidade às 19H10 GMT (16h10 de Brasília), 125 km a noroeste de Lucea, na Jamaica
Foto: Foto: Adalberto Roque/AFP

Um terremoto de magnitude 7,7 sacudiu, nesta terça-feira (28), o Mar do Caribe entre Cuba e Jamaica, conforme informou o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS). Um alerta para um perigoso tsunami na região, que poderiar atingir até seis países - Cuba, Hondura, Ilhas Cayman, Jamaica, México e Belize - chegou a ser ativado, mas foi retirado pouco tempo depois.

Segundo o informe do USGS, o terremoto foi registrado a 10 km de profundidade às 19H10 GMT (16h10 de Brasília), 125 km a noroeste de Lucea, na Jamaica.O jornal Jamaica Observer, com sede em Kingston, disse que o sismo foi sentido em boa parte da ilha e durou vários segundos. O jornal Miami Herald informou que o abalo foi sentindo até no centro de Miami, balançando prédios e causando evacuações.

Alerta retirado

Logo após o terremoto, o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico no Havaí emitiu alerta, com base em leituras preliminares, sobre a "possibilidade de perigosas ondas de tsunami para a costa situada dentro dos 300 quilômetros do epicentro do terremoto".No entnato, poucas horas depois o aviso foi retirado.