Pelo menos 14 cearenses podem estar em cidades chinesas com mortes pelo coronavírus

Esse é o número de títulos de eleitores nascidos no Estado que transferiram seu domicílio eleitoral para Pequim e Xangai

Escrito por Sérgio Ripardo ,
Legenda: Em Pequim, moradores usam máscaras para se prevenir contra o coronavírus
Foto: Foto: AFP

Pelo menos 14 cearenses adultos podem estar em duas cidades chinesas onde houve registros de mortes pelo coronavírus. São cinco na capital Pequim (21,5 milhões de habitantes), e outros nove em Xangai, a maior cidade do país asiático (24,2 milhões de habitantes). Os dados foram extraídos de um levantamento realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a pedido da reportagem do Diário do Nordeste, sobre títulos de eleitores nascidos no Estado do Ceará que transferiram seu domicílio eleitoral para cidades localizadas no exterior. 

>Países se preparam para retirada de seus cidadãos da China

> Ceará tem um caso suspeito de infecção por coronavírus, segundo Ministério da Saúde

Esses números não incluem pessoas sem títulos de eleitor, como crianças e adolescentes (menores de 16 anos), turistas ou em situação irregular, uma situação pouco provável. Na China, as políticas de imigração ilegal são rígidas. Desde 2013, está em vigor uma rigorosa legislação que endureceu o controle sobre estrangeiros que trabalham ilegalmente no pais, com medidas para detectar quem entrou por vias ilegais ou superou o tempo permitido em seus vistos, resultando em deportações.

Legenda: Em Xangai, trem chega de Wuhan, epicentro da epidemia, com passageiros com máscaras
Foto: Foto: AFP

O TSE é o único caminho para obter os dados de cearenses no exterior. Autoridades locais, tanto no Governo do Estado do Ceará como na Prefeitura de Fortaleza, não possuem esse tipo de levantamento e evitam fazer estimativas.

O cidadão brasileiro residente no exterior tem a opção de alterar seu domicílio eleitoral para o exterior (Zona ZZ). A votação fora do território nacional é organizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, com o apoio dos consulados ou das missões diplomáticas em cada país. Atualmente 394.243 eleitores residentes no exterior estão inscritos na zona do exterior e estão aptos a votar.

Por enquanto, a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará não se pronunciou oficialmente sobre o coronavírus. A epidemia do novo coronavírus que apareceu na China, o 2019-nCoV, afetará no mínimo milhares de pessoas e vai durar pelo menos vários meses, segundo especialistas em epidemiologia, com base nos primeiros dados disponíveis.

O Ministério da Saúde confirmou nesta quarta-feira (29) nove casos suspeitos da doença no Brasil. Um estudante de 22 anos, de Minas Gerais, foi o primeiro caso de suspeita registrado no País. Ele viajou para a cidade chinesa de Wuhan, onde surgiu o novo vírus, e retornou ao Brasil no dia 24 de janeiro. As 14 pessoas que tiveram contato com o estudante estão sob monitoramento.

Legenda: Criança com máscara em estação de trem situada em Pequim, capital da China
Foto: Foto: AFP

Presença cearense na China

A presença cearense na China é insignificante.  A reportagem analisou três levantamentos do TSE, referentes às eleições gerais de 2014, 2016 e 2018.  Os títulos dos cearenses foram encontrados apenas em duas cidades (Pequim e Xangai) nos dados de 2016 e 2018. Em 2014, também aparecem dois cearenses em Cantão, totalizando 16 cidadãos do Estado (outros cinco em Pequim e nove em Xangai).

Para se ter ideia, a cidade no exterior com o maior número de cearenses aptos a votar no exterior é Milão, no norte da Itália. São 910 eleitores nascidos no Estado. A brincadeira "tem cearense em todo lugar do mundo" não deixa de ter um certo fundamento. Segundo o TSE, há cearenses aptos a votar em 118 cidades do mundo

O local de votação não significa necessariamente o local de residência do eleitor, já que as representações diplomáticas brasileiras não estão presentes em todas as cidades de um país. Geralmente, consulados são instalados em sedes de regiões ou metrópoles, áreas de grande fluxo de turismo e de negócios. O idioma (mandarim) é apontado ainda como um dos principais obstáculos para o maior fluxo de brasileiros para fixar residência no gigante asiático.

Assuntos Relacionados