Para Putin, casamento só existe se for entre "um homem e uma mulher"

Presidente russo defende fixar a definição tradicional de casamento na Constituição

Escrito por AFP ,
Legenda: Vladimir Putin, líder russo, reforça discurso conservador sobre casamento tradicional
Foto: Foto: AFP

O presidente russo, Vladimir Putin, declarou nesta quinta-feira (13) que o casamento só é possível entre "um homem e uma mulher", apoiando a ideia de estabelecer esse princípio na Constituição russa.  

>Poliamor avança entre casais da América Latina

"O casamento é uma união entre um homem e uma mulher", disse Putin durante uma reunião com um grupo de funcionários do Kremlin sobre a reforma constitucional proposta por ele em janeiro.  

"É uma boa ideia e precisa ser apoiada. Só temos que refletir sobre como e onde sugeri-la", ressaltou, diante de uma proposta feita pela conservadora Olga Batalina de fixar na Constituição o apoio do governo aos "valores familiares tradicionais".

Segundo Batalina, o conceito de família está ameaçado atualmente por causa da tentativa de incluir termos como "pai número um" e "pai número dois".

 "Não é uma fantasia, é uma realidade em muitos países", defendeu Batalina, que representa o partido Rússia Unida na Câmara Baixa do Parlamento (Duma), e que no passado apoiou ativamente a lei que proíbe "propagandas com conteúdo homossexual" no país. 

"Quanto ao 'pai número um' e 'pai número dois' (...), enquanto for presidente, não aceitaremos isso. Teremos papai e mamãe", finalizou o presidente russo.