Nasa abre Estação Espacial Internacional para turismo

A Nasa permitirá que os turistas visitem a Estação Espacial Internacional(ISS) a partir de 2020, ao preço de US$ 35.000 por noite

Escrito por AFP ,
Legenda: A vice-diretora da ISS, Robyn Gatens, fala em coletiva sobre a abertura da Estação Espacial para atividades comerciais
Foto: AFP

A agência espacial norte-americana anunciou nesta sexta-feira que a partir do próximo ano vai autorizar, mediante pagamento antecipado, o uso da Estação Espacial Internacional para turistas e empresas, uma medida com a qual busca obter financiamento.

"A Nasa está abrindo a Estação Espacial Internacional para oportunidades comerciais e comercializando essas oportunidades como nunca fizemos antes", disse o diretor financeiro Jeff DeWit em Nova York.

"Autorizará duas missões curtas de astronautas privados por ano", precisou Robyn Gatens, gerente da estação. Segundo ela, haverá até duas pequenas missões privadas de astronauta por ano.

Viagens privadas

A Nasa disse que os astronautas privados poderão viajar à ISS por até 30 dias, viajando em espaçonaves dos EUA.

A Nasa disse que as entidades comerciais privadas seriam responsáveis ​​por determinar a composição da tripulação e garantir que os astronautas privados atendam aos requisitos médicos e de treinamento para voos espaciais.

As duas empresas contratadas pela Nasa são a SpaceX, de Elon Musk, que utilizará sua cápsula Dragon, e a Boeing, que está construindo uma espaçonave chamada Starliner.

Essas empresas provavelmente cobrarão qualquer astronauta privado de uma "tarifa de táxi" semelhante àquela que pretendem cobrar da Nasa por seus astronautas - cerca de US $ 60 milhões por voo.

Abertura comercial

A Nasa já havia proibido qualquer uso comercial da estação espacial e proibiu os astronautas de participarem de pesquisas com fins lucrativos.

A Nasa, no entanto, não possui a estação - ela foi construída, a partir de 1998, com a Rússia, que adotou uma abordagem mais relaxada nas últimas décadas para o comércio.

Em 2001, o empresário americano Dennis Tito se tornou o primeiro turista à visitar quando pagou à Rússia cerca de US $ 20 milhões para uma viagem de ida e volta.

O anúncio da Nasa na sexta-feira faz parte de um movimento em direção à privatização total da ISS. O presidente dos EUA, Donald Trump, publicou um orçamento no ano passado que pedia que a estação fosse liberada pelo governo até 2025.

A agência espacial anunciou recentemente que planeja retornar à Lua em 2024, levando a primeira mulher para lá e a primeira pessoa em décadas.