Lançamento de voo tripulado da Nasa-SpaceX é adiado devido ao mau tempo

Cápsula partiria hoje rumo à Estação Espacial Internacional (ISS); nova tentativa será no próximo sábado

Escrito por AFP ,
Legenda: Astronautas Bob e Doug chegaram a entrar na cápsula, antes de o lançamento ser abortado
Foto: Foto: AFP

Fracassou a volta do lançamento de nave ao espaço em solo americano, algo inédito desde 2011. Devido ao mau tempo, foi cancelado, na tarde de hoje, o lançamento do foguete Falcon 9 com a cápsula Crew Dragon, que levaria dois astronautas (Bob e Doug) à Estação Espacial Internacional (ISS), que orbita a 400 km sobre o nível do mar, a 27.000 km/h.

A missão é importante para testar a cápsula, cogitada para futuros voos de turismo espacial. Além disso, os EUA queriam reduzir sua dependência das instalações russas para esse tipo de atividade. A Nasa fará nova tentativa no sábado que vem.

O lançamento do primeiro voo tripulado da SpaceX foi adiado até o sábado pouco antes da decolagem.

"Infelizmente não vamos fazer um lançamento hoje", disse Mike Taylor, diretor de Lançamento da SpaceX, aos astronautas da Nasa Doug Hurley e Bob Behnken, acrescentando que o clima não melhoraria até dez minutos depois da hora prevista para a decolagem.

"Foi um grande esforço de equipe, compreendemos", respondeu Hurley, que estava há duas horas dentro da nave ao lado de Behnken. 

A próxima tentativa de lançamento ocorrerá no sábado às 15h22 locais (16h22 de Brasília). 

Segundo o monitoramento meteorológico, o tempo melhoraria dez minutos depois da hora prevista para o lançamento, segundo a SpaceX.

No entanto, o foguete tinha que decolar precisamente às 16h33 locais e não podia esperar, pois precisa compatibilizar a trajetória da cápsula com a da Estação Espacial Internacional, que está na órbita da Terra e é o destino dos astronautas nesta missão de demonstração.