Jovem ativista sueca se alia a Arnold Schwarzenegger em luta pelo meio ambiente

A jovem ativista ambiental Greta Thunberg defendeu hoje (28) que o aquecimento global "é a maior crise humanitária alguma vez vivida"

Escrito por AFP ,
Legenda: A adolescente sueca Greta Thunberg discursou em conferência em Viena organizada pelo ator e ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger
Foto: Reprodução

A jovem ativista sueca Greta Thunberg fez um apelo nesta terça-feira para que a sociedade "mude tudo" em seus modos de vida e produção, com o objetivo de limitar os efeitos da mudança climático, em uma conferência organizada em Viena pelo ator Arnold Schwarzenegger.

"Temos que mudar tudo", disse a adolescente, antes de destacar que o desenvolvimento dos carros elétricos e dos painéis solares "não deveria nos fazer acreditar que podemos resolver a crise sem esforços". 

"É a crise mais importante que a humanidade já enfrentou", declarou a jovem sueca, que afirmou acreditar na capacidade de reação das pessoas. 

"Os humanos têm uma grande capacidade de adaptação. Quanto tomamos consciência, agimos, mudamos". 

Legenda: Greta frisou que é preciso "mudar a forma como tratamos e falamos sobre a crise climática e temos que chamá-la pelo que é: uma emergência"
Foto: AFP

Greta Thunberg discursou diante de 1.200 autoridades e cientistas no palácio de Hofburg, a convite do ex-governador da Califórnia de origem austríaco Arnold Scharwzenegger. 

Ele insistiu que os governantes e as grandes empresas devem "parar de mentir às pessoas sobre a poluição e a mudança climática". Também pediu grandes investimentos nas energias verdes. 

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, lamentou que muitos países signatários do acordo de Paris sobre o clima "nem sequer cumpram com seus compromissos". 

O acordo de Paris, assinado por 195 países membros da ONU em 2015, mas posteriormente criticado pelos Estados Unidos, pretende limitar o aumento da temperatura mundial a menos de 2º C até 2100, um objetivo que não parece que será alcançado, afirmou Guterres.