Itália: 100 médicos mortos por Covid-19

Trinta enfermeiros e cuidadores também morreram de Covid-19, segundo a imprensa italiana

Escrito por Redação ,
Legenda: Itália é um dos países mais atingidos pela pandemia do novo coronavírus
Foto: Foto: AFP

Cem médicos morreram em decorrência da epidemia de Covid-19 na Itália, que já matou cerca de 18.000 pessoas no país, anunciou uma federação profissional nesta quinta-feira (9).

"Temos o número de médicos que morreram por causa da Covid-19, foram 100, talvez 101, até o momento, infelizmente", informou o serviço de imprensa da Federação Nacional da Ordem dos Médicos em Cirurgia e Odontologia.

O site desta federação é marcado com uma fita preta como sinal de luto e fornece os nomes de todos os médicos falecidos, alguns dos quais aposentados e chamados de volta ao trabalho para ajudar os serviços de saúde sobrecarregados pelo número de pacientes.

"Não podemos mais permitir que nossos médicos, nossos operadores de saúde, sejam enviados para combater o vírus com mãos vazias", escreveu no site Filippo Anelli, presidente da FNOMCEO. 

"É um combate desigual que nos machuca, que machuca os cidadãos, que machuca o país", concluiu Anelli. Trinta enfermeiros e cuidadores também morreram de Covid-19, segundo a imprensa italiana.

De acordo com o Instituto Superior de Saúde (ISS), cerca de 10% das pessoas infectadas são profissionais da saúde. 

Nosso objetivo é ajudar os pacientes (...) e estamos demonstrando isso nesta pandemia: é entre os enfermeiros que encontramos a maior porcentagem de profissionais da saúde positivos para a Covid, em torno de 52%. Entre os enfermeiros, existem aqueles que morrem da doença por estarem próximos dos pacientes, mas o fazem sem hesitação", afirmou Barbara Mangiacavalli, presidente da FNOPI, citada por esta federação sindical de enfermeiros.

Assuntos Relacionados