EUA pode realizar hoje (30) a primeira pena de morte do ano

Se não houver uma suspensão de último minuto, ele será executado por injeção letal em uma prisão de Huntsville, no Texas

Escrito por AFP ,

Os Estados Unidos se preparam para realizar a sua primeira execução de 2019 nesta quarta-feira (30), a de um homem condenado por assassinar um oficial de Polícia há 30 anos durante uma tentativa de assalto.

Robert Mitchell Jennings, de 61 anos, matou a tiros Elston Howard em uma livraria para adultos em 19 de julho de 1988, segundo uma sentença do tribunal e a imprensa local.

Se não houver uma suspensão de último minuto, ele será executado por injeção letal em uma prisão de Huntsville, no Texas.

Howard, de 24 anos, detinha um funcionário da livraria por exibir ilegalmente filmes pornográficos quando Jennings, que havia acabado de assaltar uma sala de exibição de filmes para adultos, entrou.

Jennings foi até Howard e atirou nele duas vezes. Depois que o policial caiu, Jennings voltou a disparar antes de fugir para o seu veículo, onde contou a um cúmplice que havia atirado em um segurança.

O acusado enviou múltiplas apelações desde a sua sentença, em 1989, e seus apoiadores destacaram a sua difícil educação e suas limitações intelectuais em seus pedidos de clemência.

Esta semana, um tribunal negou a sua última apelação, que se focava nas deficiências de sua defesa legal em casos anteriores.

Seus advogados solicitaram uma suspensão da Suprema Corte, que decidirá hoje sobre o assunto.

Os Estados Unidos realizaram 25 execuções em 2018, 13 delas apenas no estado do Texas.