"Cura gay" do presidente filipino causa onda de indignação

Rodrigo Duterte disse que foi curado coma ajuda de belas mulheres

Escrito por AFP ,
Legenda: Rodrigo Duterte sugeriu que um dos seus principais críticos é homossexual
Foto: Foto: AFP

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, provocou uma onda de indignação depois de afirmar ter "se curado" de ser gay com a ajuda de belas mulheres. Duterte é famoso por seus discursos e declarações repletas de impropérios e frases de efeito, ameaças e piadas sobre temas delicados como o estupro.

O novo escândalo aconteceu durante um encontro com representantes da comunidade filipina em Tóquio na semana passada. Durante o discurso, Duterte sugeriu que um de seus principais críticos, o senador Antonio Trillanes, é homossexual.

"Trillanes e eu somos similares. Mas eu me curei", disse o presidente.

Duterte afirmou que "se tornou um homem novamente" depois de conhecer aquela que agora é sua ex-esposa.

"Mulheres bonitas me curaram", disse.

O presidente filipino tem um péssimo histórico no que diz respeito aos direitos dos homossexuais. Durante a campanha presidencial, em 2016, manifestou apoio ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas posteriormente mudou de opinião.

Também utilizou a homossexualidade como um insulto, inclusive contra o embaixador dos Estados Unidos nas Filipinas, Philip Goldberg.

O grupo Bahaghari, que defende os direitos dos homossexuais e transgêneros, afirmou que os comentários de Duterte são perigosos retrógrados.

"É sintomático de doenças ainda mais graves: a ignorância, o preconceito e o ódio", destacou o grupo em um comunicado.

"Declarações como esta, como os comentários perversos e ofensivos contra as mulheres, não podem ser recebidas como algo leve ou descartadas apenas como piadas", completou o grupo.

A Organização Mundial da Saúde e a Associação Americana de Psiquiatria consideram a homossexualidade uma orientação sexual e não um distúrbio.

As Filipinas, inclusive, têm uma reputação de tolerância a respeito da homossexualidade, mas analistas alertam que as proteções legais estão perdendo força.

Ao mesmo tempo, a Igreja Católica é muito influente em uma nação onde a maioria dos 106 milhões de habitantes se definem como fiéis.

Aborto e divórcio são ilegais nas Filipinas, em parte pela grande resistência a mudanças por parte da Igreja.