Coronavírus: Nasa suspende seus projetos lunares

Construção e testes do foguete e da espaçonave de sua missão tripulada à Lua foram suspensos

Escrito por AFP ,
Legenda: Pandemia poderia atrapalhar os objetivos da Nasa de levar uma tripulação à Lua
Foto: Foto: AFP

A Nasa anunciou que suspenderá a construção e os testes do foguete e da espaçonave de sua missão tripulada Artemis à Lua, devido ao crescente número de pessoas afetadas pelo novo coronavírus em suas equipes.

A agência espacial americana fecha seu centro de montagem em Michoud, Nova Orleans, onde é fabricado seu lançador pesado Space Launch System (SLS), bem como o local de testes Stennis Space Center, no estado do Mississippi, anunciou na quinta-feira Jim Bridenstine.

Esta decisão "em Stennis é devida ao crescente número de casos da doença Covid-19 na população próxima ao centro, ao número de funcionários em autoconfinamento entre nossa equipe local e a um caso confirmado de contaminação em nossa equipe em Stennis", disse.

"A Nasa suspenderá temporariamente a produção e o teste dos equipamentos SLS e Orion. As equipes da Nasa e subcontratadas implementarão de forma ordenada a paralisação do local".

O Space Launch System é um poderoso lançador destinado a transportar a espaçonave Orion.

A pandemia de Covid-19, ligada ao novo coronavírus, poderia, portanto, atrapalhar os objetivos do governo americano de levar uma tripulação à Lua até 2024. 

"Estamos cientes de que haverá impactos nas missões da Nasa, mas, enquanto nossas equipes trabalham para analisar a situação geral e reduzir os riscos, nossa primeira prioridade é a saúde e a segurança do pessoal", disse Bridenstine.

Essa missão do programa Artemis da Nasa é a primeira de uma série cujo objetivo é fazer estadas de longo prazo na superfície da Lua para estudá-la e desenvolver as técnicas necessárias para missões tripuladas na superfície de Marte.

Assuntos Relacionados