China afirma pela primeira vez que não registrou novos casos de coronavírus

Doença surgiu em Wuhan, na província de Hubei, no final de 2019; a partir de janeiro o País começou a publicar dados sobre a doença

Escrito por AFP ,
Legenda: Homem usa máscara em frente à uma loja, em Hong Kong
Foto: AFP

As autoridades da China informaram neste sábado (23) que não registraram novos casos de contágio por coronavírus pela primeira vez desde que o país começou a publicar dados sobre a epidemia em janeiro.

A doença apareceu no final de 2019 em Wuhan, mas os casos diminuíram drasticamente desde o pico de meados de fevereiro, e o país parece ter controlado a COVID-19. 

Greta Thunberg critica fala de Salles: “Imagina o que é dito fora das câmeras”
> Vacina chinesa contra Covid-19 se mostra eficaz ao produzir resposta imune em humanos

De acordo com o último balanço, a China tem quase 83.000 casos de contágio, dos quais 4.634 fatais. 

A pandemia se espalhou para o resto do mundo, infectando mais de 5 milhões de pessoas, das quais quase 330.000 morreram. 

"Alcançamos grande sucesso estratégico em nossa resposta à COVID-19", afirmou o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, na sexta-feira na abertura da sessão plenária do Congresso Nacional do Povo (ANP). 

Perante 3.000 deputados que usavam máscara, Li ainda destacou a "imensa tarefa" que ainda precisa ser feita. 

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusa as autoridades chinesas de terem demorado a alertar o mundo sobre a epidemia e esconder sua escala.

Pequim negou as acusações de falta de transparência, dizendo que sempre compartilhou informações sobre a epidemia com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e outros países.

Assuntos Relacionados