Ataque contra a Arábia Saudita partiu do Irã

Regime iraniano nega, mas afirma que ofensiva foi uma reação iemenita aos ataques da coalizão liderada pela Arábia Saudita no Iêmen

Escrito por AFP ,
Legenda: Imagem de satélite obtida pelo governo dos EUA, mostra danos à infraestrutura de refinaria de petróleo após ataques de drones em Abqaig, na Arábia Saudita
Foto: AFP

Os Estados Unidos concluíram que o ataque de fim de semana às instalações petrolíferas sauditas foi lançado a partir de solo iraniano e foram utilizados mísseis de cruzeiro, disse uma autoridade americana à AFP nesta terça-feira.

O funcionário, que não quis ser identificado, disse que os Estados Unidos estavam reunindo evidências sobre o ataque para apresentar à comunidade internacional, principalmente aliados europeus, na Assembleia Geral da ONU na próxima semana. 

Questionado se Washington tinha certeza de que os mísseis haviam sido lançados a partir de solo iraniano, o funcionário respondeu: "Sim". 

Os ataques do fim de semana em Abqaiq - a maior instalação de processamento de petróleo do mundo - e o campo de petróleo de Khurais no leste da Arábia Saudita agitaram os mercados globais. 

Os rebeldes huthis do Iêmen, alinhados ao Irã, assumiram a responsabilidade pelos ataques de sábado, mas a Arábia Saudita acusou o Irã e o presidente Donald Trump também apontou Teerã. 

"Certamente, parece que foi o Irã", disse Trump na segunda-feira.