Furacão deve atingir costa dos EUA hoje

Escrito por Redação ,

Washington. O furacão Florence, que avança sobre o oceano Atlântico ameaçando a costa dos EUA com fortes ventos e chuvas, foi rebaixado, ontem, a uma tempestade de categoria 3 na escala de cinco de Saffir-Simpson, indicou o Centro Nacional de Furacões (NHC).

"Os ventos máximos sustentados diminuíram para cerca de 205 km/h", disse o boletim.

"Embora se espere que comece a enfraquecer lentamente na quinta-feira à noite, ainda se prevê que Florence seja um furacão muito perigoso quando se aproxime da costa americana na quinta e na sexta-feira".

Congestionamentos

As estradas da costa leste dos EUA estavam congestionadas, ontem, com longas filas de carros para fugir do Florence. Diante do risco de chuvas torrenciais, fortes ventos e inundações, os estados da Carolina do Norte e do Sul e a Virgínia, os mais ameaçados, foram declarados em estado de emergência, assim como Maryland e a capital federal, Washington DC. A última vez que Washington DC declarou estado de emergência foi em janeiro de 2016, com a tempestade de inverno chamada "Snowzilla".

O governador da Geórgia declarou, ontem, o estado de emergência. As operações de evacuação afetam 1,7 milhão de pessoas. "Não experimentamos uma tempestade desta magnitude desde a década de 1950", declarou Jim Wenning, morador de Wrightsville Beach, na Carolina do Norte, reforçando as janelas de um prédio.