Unifor conquista 14 premiações

Escrito por Redação ,
Legenda:
Foto:

Alunos da Unifor foram os campeões na Expocom Regional Nordeste e conquistaram 14 prêmios na etapa

A Universidade de Fortaleza (Unifor) foi destaque absoluto no 30º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), ocorrido entre os dias 29 de agosto a 2 de setembro passados, em Santos (SP). Alunos da instituição tiveram 14 trabalhos premiados na Expocom 2007, exposição que reúne no Congresso a produção da pesquisa experimental das mais diversas escolas de Comunicação do Brasil, por estudantes de graduação.

A habilitação de Publicidade e Propaganda da Unifor conquistou o primeiro lugar em cinco categorias: Agência Jr./Experimental — Portfólio Agência, Produto Gráfico, Charge, História em Quadrinhos e Organização de Eventos. Enquanto que a de Jornalismo ficou com o segundo lugar em Telejornal, Jornal Mural e Radionovela. As habilitações ganharam ainda a terceira colocação nas categorias Revista Impressa, House Organ, Jornal Impresso, Documentário, Produção Editorial e Cultural e Cinema e Vídeo.

A coordenadora de Publicidade e Propaganda, Gal Kury, explica que a vitória foi ainda mais legítima porque os alunos não só enviaram os trabalhos, como aconteceu nas edições anteriores. Eles tiveram de defender as idéias para uma banca avaliadora, além de produzir artigos científicos, fundamentando teoricamente o trabalho prático.

Desempenho

Das 30 idéias selecionadas no Nordeste, 14 foram da Unifor, reservando à universidade o primeiro lugar na região.

Uma delas foi o Jogo Agência, primeiro lugar na categoria Produto Gráfico, da estudante do 7º semestre de Publicidade e Propaganda, Fernanda Porto, de 24 anos. “Pensei em trazer o lúdico para o mercado. No jogo, perguntas sobre atendimento, criação, mídia e outras áreas do mercado publicitário são feitas e o ganhador não é necessariamente aquele que chega ao fim do jogo, mas o que consegue a maior carteira de clientes”, explica a autora da idéia. Para ela, pesou na escolha do júri o caráter inovador do trabalho.

Ronaldo Pinto, de 36 anos, e Cláudio Neto, de 19, ambos cursando o 5º semestre de Jornalismo na Unifor, conquistaram o segundo lugar na categoria Radionovela, com “O Advogado, o Diabo e a Bengala Encantada”. Adaptação do cordel de um juiz federal do Rio Grande do Norte, o trabalho foi o primeiro da dupla a ser premiado nacionalmente. “É a história de um advogado que passa a ser seduzido pelo Diabo para defender a entrada do temido Satanás no céu”, resume, Rodrigo, o enredo.

Ao todo, 164 trabalhos laboratoriais produzidos pelas universidades do País foram selecionados nas etapas regionais, o que lhes garantiu participação na nacional da Expocom 2007. “Nessa etapa, conseguimos premiar todos os 14 trabalhos que concorreram, mesmo que em colocações diferentes. É a primeira vez que temos um desempenho tão bom”, destaca Gal Kury.

Coordenador de Jornalismo da Unifor, Eduardo Freire, entende que, se por um lado, a existência de uma banca avaliadora legitimou muito a conquista dos alunos da Unifor, por outro, fez a turma “dar um duro danado” para defender as idéias e elaborar todo um embasamento teórico. “A gente vem pontuando, ganhando prêmios. Pelo jeito que vai, com certeza, no próximo ano, com a Expocom regional ocorrendo no Maranhão e a nacional no Rio Grande do Norte e a nossa experiência, vamos alcançar resultados ainda melhores”.

Segundo a diretora do Centro de Ciências Humanas (CCH) da Unifor, Erotilde Honório, o Curso de Comunicação Social há muito vem se destacando no cenário nacional. “Este ano, nós precisamos celebrar muito, porque foi um reconhecimento duplo, tanto regional como nacionalmente”, avalia.

Ela ressalta também que o aluno da Universidade de Fortaleza pensa a Comunicação por completo. “Fazemos questão de incluir no nosso projeto pedagógico a responsabilidade social tanto do jornalista quanto do publicitário, fazendo-os, acima de tudo, cidadãos de verdade”, acrescenta.

Ludmila Wanbergna
Repórter

PRÊMIOS

Publicidade e Propaganda

1 Agência Jr./Experimental Portfólio de Agência: Os Jovens Monstros da Publicidade e suas Criações Espantosas. Profª Orientadora: Alessandra Bouty. Líder da equipe de estudantes: Leandro Teixeira.
2 Produto Gráfico: Jogo Agência. Profª Orientadora: Alessandra Bouty. Líder: Fernanda de Carvalho Porto
3 Charge: Que Zidane! Prof. Orientador: Marcus Venícius Pinto. Líder: André Diego Moura Pontes
4 História em Quadrinhos: Vovó Vevé: Atravessando a Rua. Prof. Orientador: Marcus Venícius Pinto. Líder: Liandro Roger
5 Organização de Eventos: Na Hora do Recreio. Profª Orientadora: Adriana Helena Santos. Líder: Gabriel Baquit

Jornalismo
1 Telejornal: Revista Eletrônica Clipping 5ª Edição. Profª Orientadora: Tânia Furtado. Líder: Francisco das Chagas Leal Mota Filho
2 Jornal Mural: Jornal Mural do Museu. Prof. Orientador: Jocélio Leal. Líder: Martha dos Martins
3 Radionovela: O Advogado, o Diabo e a Bengala Encantada. Profª Orientadora: Ana Paula Farias. Líder: Ronaldo Pinto

Jornalismo e Publicidade e Propaganda
1 Revista Impressa: A Ponte 6ª Edição Profª Orientadora: Geísa Mattos. Líder: Maria Isabel Medeiros
2 House Organ: Jornal das Organizações. Prof. Orientador: Antônio Simões. Líder: Martha dos Martins
3 Jornal Impresso: Classificados Dá Notícia. Prof. Orientador: Jocélio Leal. Líder: Pery Negreiros
4 Documentário: Forró: A Voz de um Povo. Profª Orientadora: Tânia Furtado. Líder: Myrna Paes Falcão
5 Produção Editorial e Cultural CD-Rom e Vídeo: Palavreado Anos 70. Prof. Orientador: Carlos Velazquez. Líder: Clarissa Capistrano
6 Cinema e Vídeo Educativo: Mostra de Idéias Meio Ambiente. Profª Orientadora: Adriana Helena Santos. Líder: Luzia Batista

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.