Um novo retrato do Conjunto Ceará

Escrito por Redação ,
Legenda:
Foto:

O mapeamento inédito desse potencial pretende promover mais desenvolvimento no populoso bairro

O Conjunto Ceará é fonte de notícias constantes, tanto pela extensão territorial, pela população elevada, quanto pela infinidade de eventos culturais e de entretenimento. Situado na região Sudoeste de Fortaleza, próximo ao município de Caucaia, tem atualmente 40.185 habitantes, morando em cerca de 9.400 residências. Desta vez, o bairro é notícia devido à divulgação de uma pesquisa feita pelo Projeto de Desenvolvimento Comunitário do Conjunto Ceará (Prodecom).

A pesquisa foi realizada durante todo esse ano e resultou no livro “Conjunto Ceará Empreendedor”, lançado semana passada, no Centro Educacional Evandro Ayres de Moura. O livro faz um levantamento de dados, analisando as características sociais, estruturais e econômicas do bairro.

A pesquisa revela o desenvolvimento empreendedor do Conjunto Ceará, com progresso significativo nos últimos dez anos. Atualmente, conta com mais de 700 estabelecimentos, entre comércio, indústria e prestação de serviços. De acordo com o diretor do Prodecom, Plínio Leitão Neto: “O bairro está se tornando um shopping de céu aberto, onde se pode encontrar de tudo, desde calçados até móveis e eletrodomésticos, de pequenos negócios a fábricas bem equipadas”.

Essa evolução deve-se, segundo ele, à distância do bairro em relação ao Centro e ao aumento da população local. “Esses fatores estimularam o aparecimento de áreas voltadas ao comércio e à prestação de serviços no Conjunto Ceará. Tudo, visando o atendimento das necessidades da população local”, explica.

Só comércios, há cerca de 236 estabelecimentos pequenos de administração familiar. A maioria deles comercializa alimentos, como churrascarias, bares, lanchonetes e restaurantes. Mas, há ainda uma outra diversidade de negócios: 32 sorveterias, 172 mercearias, 76 mercadinhos, 19 padarias, 19 frigoríficos e peixarias, 11 bombonieres e 10 farmácias. Além de empreendimentos, como confecções, petshops, autopeças, bancos, banca de revistas, lojas de material de construção e de eletrodomésticos.

Já no ramo de prestação de serviços, o Conjunto Ceará apresenta uma variedade de negócios, incluindo casa lotéricas, academias de ginástica, lan houses e locadoras. O que mais tem se destacado nesse ramo são os Centro de Beleza, que incluem 124 cabeleireiros, 32 manicures, onze depiladores e oito esteticistas faciais.

Em termos de Indústria, o Conjunto Ceará se destaca na produção em série de alimentos e de roupas e metalurgia de pequeno porte.

Esses empreendimentos oferecem emprego para cerca de dois mil moradores. Além disso, muitas pessoas deixam de ir ao Centro ou a outros locais de compra, concentração que beneficia os moradores, pois reduz a quantidade e a extensão dos deslocamentos.

A pesquisa foi feita por meio de questionários, com apoio de mais de 30 voluntários e financiamento do Banco do Nordeste, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

KI SORVETÃO

Superação e sucesso no próprio bairro


Os comerciantes do Conjunto Ceará têm tido muitas histórias de sucesso. Um exemplo é o da dona da Fábrica e Distribuidora de Sorvete Ki Sorvetão, Lúcia Belarmina Barros. Ela adquiriu sucesso e estabilidade de uma forma gradativa e segura. Em 1996, ficou desempregada, aos 40 anos. Mas, isso não a desanimou. Ao contrário, a dificuldade fez com que procurasse outro meio de renda. Começou a produzir sucos, salgados e dindins. Como a procura começou a aumentar, decidiu, em 1997, se dedicar à produção de sorvetes. “No início, fazia tudo em uma batedeira caseira. Produzia cerca de 30 litros por dia”, relembra Lúcia.

A qualidade do produto foi ganhando publicidade na região. Foi quando, em 2000, conseguiu financiamento do Programa de Microcrédito orientado pelo Banco do Nordeste (Crediamigo). O investimento permitiu que ela adquirisse 20 freezers, uma máquina de bater sorvete e uma máquina frigorífica.

Atualmente, a Ki Sorvetão é uma marca conhecida no ramo de sorvetes. O estabelecimento, localizado no Conjunto Ceará, produz diariamente 60 sabores diferentes de sorvetes e uma média de mil litros. A pequena fábrica emprega 15 funcionários. Por dia, atende mais de 50 pessoas e, no fim de semana, o público chega a mais de 100. Além dos clientes locais, a Ki Sorvetão distribui para Montese, Genibaú, Iparana, Beach Park, Eusébio e Acaraú.

Com tanta procura, a fábrica está pequena. Por isso, Lúcia adquiriu o terreno para ampliar o negócio. Este ano, ela pretende adquirir uma máquina pasteurizadora e distribuir sorvetes no interior do Estado. Lúcia ganhou, em 2006, o prêmio “Melhores Empreendedores”, promovida pelo Citigroup.

Juliana de Fátima
Especial para Cidade

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.