Sesa confirma caso de Melioidose em Granja

Escrito por Redação ,
Legenda:
Foto:

Desde 2003, o Ceará registrou sete casos: quatro em Tejuçuoca, um em Banabuiú e um em Aracoiaba

Ceará registra um novo caso de Melioidose no município de Granja, a 488 km de Fortaleza. O caso foi confirmado, em março deste ano e continua sob investigação epidemiológica, de acordo com nota técnica da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

O diretor do Hospital São José, infectologista Anastácio Queiroz disse, ontem, por telefone, que a paciente, uma jovem (não informou a idade), esteve internada por duas semanas no hospital se tratando da doença. “Ela teve alta do hospital, mas terá de continuar o tratamento em casa, com medicação oral, por um período de seis meses”, esclareceu Anastácio Queiroz.

A Melioidose é uma doença causada pela bactéria “Burkholderia pseudomallei”. A contamiação se dá através do solo e da água contaminada pela bactéria. O paciente apresenta infecções em parte mole do corpo, urinária e genital, osteomielite e artrite séptica.

O diretor do São José explica que essa bactéria é resistente aos antibióticos utilizados para infecções, “mas felizmente a paciente sobreviveu, sendo tratada com antibióticos na veia durante o período de internação no hospital”.

Toda pessoa que apresente febre com dispnéia e ou hipotensão arterial é considerada um caso suspeito de Melioidose. O doente pode apresentar ainda como sintomas dor abdominal. Também são considerados suspeitas, pessoas que são procedentes ou que estiveram nos municípios e áreas com casos já confirmados da doença no Ceará e que tenham tido exposição recente a solo e água principalmente nas primeiras semanas após as chuvas.

O Núcleo de Epidemiologia, da Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa, através de nota técnica, alerta para o risco de novas ocorrências da doença, principalmente no período de chuvas. Orienta que os casos suspeitos sejam encaminhados para o Hospital São José e notificados às Vigilâncias Epidemiológicas dos municípios e do Estado.

Com o novo caso, sobe para sete o número de pessoas no Ceará com Melioidose. Desse total, seis ocorreram em 2003, sendo quatro no município de Tejuçuoca, um em Banabuiú e um em Aracoiaba.

NO CEARÁ

Último registro aconteceu há um ano

Há exatamente um ano foi registrado o último caso de morte por causa da Melioidose no Ceará. O que mostra a diminuição do espaço de tempo entre os casos, já que antes de 2008 havia tido uma trégua de três anos sem o registro da doença.

No ano passado, a vítima, um jovem de 14 anos, residente em Fortaleza, faleceu no dia 4 de abril. Na época, a Secretaria da Saúde do Estado teve a suspeita de que a contaminação poderia ter ocorrido na Cachoeira do Boi Morto, no município de Ubajara, na Serra Grande e distante 332 quilômetros de Fortaleza.

O problema é que, como o jovem havia visitado vários locais no feriado da Semana Santa, acreditava-se que poderia também ter ocorrido nos municípios de Guaraciaba do Norte ou na Bica do Ipu, também localizados na Serra Grande.

Mas, segundo a nota técnica da Sesa esclarece, o caso de 2008 ainda não teve a fonte de infecção detectada, ou seja, não sabe onde o jovem contraiu a bactéria. Apesar disso, os municípios de Guaraciaba do Norte, Ipú (Bica do Ipu), Ubajara (Cachoeira do Boi Morto) e Carnaubal, locais por onde o doente passou, receberam a visita de técnicos do setor de epidemiologia estadual.

Suelem Caminha
Repórter

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.