Vacinação contra gripe será para todas as idades

Mesmo a campanha tendo encerrado na última sexta-feira (12), a vacina continua disponível nos postos de saúde para quem estiver interessado em se proteger da doença, independente da idade

Escrito por Redação ,

Vacinação contra gripe agora é para todas as idades. Mesmo a campanha tendo encerrado na última sexta-feira (12), a vacina continua disponível nos postos de saúde para quem estiver interessado em se proteger da doença, independente da idade, informa a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). De acordo com o Ministério da Saúde, o prazo de validade é de 6 a 12 meses e orientação é de que todas as doses sejam utilizadas. 

O Ceará recebeu mais de 2 milhões de doses de vacinas contra gripe, que foram repassadas aos municípios com intuito de imunizar 1,7 milhão de pessoas. A meta era atingir 80% de cobertura. Porém, dos 184 municípios cearenses, 126 atingiu o índice e outros  58 não conseguiram alcançar a meta em todos os grupos prioritários e, por esse motivo, deverão desenvolver ações para alcançar a meta. 

As vacinas oferecidas são a influenza trivalente, que protege contra Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B (sazonal), pneumococo 23 valente para proteger pessoas institucionalizadas e acamadas contra doenças invasivas, e Hepatite B, para intensificação na faixa etária até 49 anos.

Em todo o Ceará, a cobertura vacinal foi de  71% da população-alvo, com 1,2 milhão de doses aplicadas. Não atingindo, portanto, a alvo de 80%. O intuito foi alcançado somente entre as puérperas e a população indígena. Por grupo populacional, as coberturas ficaram em 67,65% das crianças de 6 meses a menos de 5 anos, 68,22% dos trabalhadores de saúde, 70,71% das gestantes, 85,22% das mulheres com até 45 dias pós-parto, 80,04% da população indígena e 73,20% dos idosos a partir dos 60 anos.

Influenza

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. A gripe comum, como é conhecida, pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção.

Os destaques das últimas 24h resumidos em até 8 minutos de leitura.